Oriente

Uma aventura
Inédita

Patrocínio:

Conheça as rotas dos
navegadores chineses

Desenvolvimento de uma Solução em tratamento de efluentes para o veleiro Kat


Procurando por pontos?

Responda corretamente à pergunta ao final desta página e ganhe pontos no Game Oriente

?

Frente ao desafio proposto pelo Capitão Vilfredo Schurmann, as empresas O3R e Coróh Brasil trabalharam em um novo conceito de tratamento de esgoto para embarcações de pequeno e médio porte.

Como resultado surgiu o “Sistema Pan”, que processa os resíduos líquidos sem produzir odores ou qualquer tipo de resíduo contaminante. Trata-se de um sistema compacto que trata o esgoto através de um processo de aeração e oxidação prolongada.

“Buscamos além do tratamento e processamento completo de substâncias contaminantes, eficiência energética e operação simplificada. O processo deve ser automático e sem necessidade de intervenções constantes da tripulação, cuidar do fornecimento e dosagem ou remoção e destinação de lodo residual.”

O sistema Pan, foi testado experimentalmente em solo e posteriormente instalado no veleiro KAT. Os dados de análises da qualidade do tratamento serão monitorados durante Oriente e auxiliarão pesquisas nas áreas sustentabilidade ambiental e saneamento.

BASE TECNOLÓGICA
O sistema está baseado na digestão biológica dos componentes. Todo o processo ocorre em fase aeróbia e fase final de ozonização prolongada. O sistema utiliza reações biológicas (nichos bióticos) em todas as fases do processo de digestão dos poluentes, controlando multiplicação de microorganismos que atuam no tratamento, consumindo os dejetos da água e propiciando sua nitrificação / desnitrificação naturalmente, sem adição de elementos químicos. Para isso é utilizado apenas o fluxo da água e diferenças de pressão no sistema, sem interferências de bombas ou mecanismos.

O conhecimento a respeito das aplicações do gás ozônio não é coisa recente. Afinal, um gás que pode ser gerado (com segurança) no local, que reage instantaneamente eliminando odores indesejados e reduzindo a carga microbiana, e ainda desaparece sem deixar resíduos, tem tudo para ser um aliado e tanto.

OZÔNIO
O ozônio é o alótropo tri atômico do oxigênio. Ou seja, é uma molécula formada por três átomos de oxigênio. É altamente ativo, reativo e possui elevado poder oxidante. No entanto, devido à sua configuração molecular após reagir com substrato o ozônio, converte-se novamente em oxigênio, tornando o uso do ozônio um processo seguro e limpo, sem rastros químicos, sem subprodutos tóxicos. Existe como gás a temperatura ambiente, o gás é incolor a azulado, com odor pungente e rapidamente detectável em concentrações baixas como 0,01 ppm, onde o limite para exposição de longa duração definido pelo OSHA é de 0,1 ppm, ou seja ele é facilmente detectável muito antes de ser tóxico.

Ozônio – Propriedades
Baseadas nas propriedades oxidantes o ozônio tem sido extensivamente utilizado para descoloração, desodorização, desinfecção e controle microbiano. Adicionalmente, o desempenho microbicida não esta relacionado à formação de subprodutos tóxicos como é observado quando se utiliza produtos químicos oxidantes como o cloro.

Ozônio – Como é obtido
O ozônio, por sua característica reatividade, não pode ser armazenado ou transportado, deve ser sempre gerado localmente. O seu tempo de vida média em água pura a 20 ºC é de cerca de 20 minutos, diante do que para se utilizar desta tecnologia, deve-se ter instalado um sistema gerador de ozônio.

Este sistema utiliza como insumo o oxigênio do ar atmosférico. Um sistema industrial de geração de ozônio captura ar atmosférico, seca, concentra o conteúdo de oxigênio e então converte parte do oxigênio em ozônio.

ALTERNATIVA TECNOLÓGICA
- A tecnologia do ozônio é um processo natural, seguro, limpo e economicamente viável.
- O interesse no ozônio como alternativa tecnológica ao cloro e outros agentes químicos microbicidas, para operações desinfecção está baseado em:
- Alto poder microbicida (baixas concentrações e pequeno tempo de contato)
- Amplo espectro de atuação (bactérias, fungos, algas, vírus)
- Ausência de subprodutos tóxicos
- Produção local, sem necessidade de armazenamento
- Ambientalmente apropriado

OBJETIVOS
O Objetivo primário do sistema será atender ao preconizado pela US Coast Guard (33 CFR part 15) como MSD (marine sanitation device) tipo II, ou seja, um sistema de fluxo livre empregando tratamento biológico e desinfecção. Contagem final de coliformes não pode exceder 200 UFC para cada 100 ml de água e sólidos em suspensão não podem exceder 150 mg por litro de água.
O Objetivo complementar será atender o preconizado pelo anexo IV da convenção MARPOL para embarcações de menos de 400 toneladas certificadas para mais de 15 tripulantes, que determina: coliformes 100 UFC para cada 100 de água, 35 mg/l de sólidos em suspensão e DBO final de 25 mg/l e pH final de 6 a te 8,5.

Todo o sistema e os mecanismos sustentáveis a bordo do veleiro Kat foram implantados pela Solví, nossa patrocinadora e parceira no compromisso de fazer uma viagem limpa, saudável e de total respeito com o mar e o meio ambiente!

Orlando França JR – O3R
www.o3r.com.br

Rafael Ferreti – COROH Brasil
www.corohbrasil.com.br


Para poder responder a esta pergunta

?

Conheça o Game Oriente