Ernest Rutherford e o Prêmio Nobel

Procurando por pontos?
Responda corretamente à pergunta ao final desta página e ganhe pontos no Game Oriente

Você conhece a história de Ernest Rutherford? Ele foi o primeiro neo-zelandês a ganhar um Prêmio Nobel e serve de inspiração até hoje.
Ernest Rutherford nasceu em Brightwater, nas proximidades de Nelson, na Nova Zelândia, em 1871. Filho de fazendeiros, ele foi estudar na Nelson College e desenvolveu uma pesquisa em torno de ondas de rádio. O seu trabalho chamou tanta atenção que foi convidado a conduzir as suas pesquisas na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mesmo sem ser aluno de lá.
Rutherford ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1908 pelo conjunto do seu trabalho de pesquisa em torno da desintegração dos elementos e a química por trás das substâncias radioativas. Ele viria a continuar pesquisando sobre as implicações da radioatividade nos anos seguintes, inclusive se juntando a experimentos bem importantes para a história da Ciência.
Curiosamente, Rutherford desempenhou o seu trabalho mais famoso após receber o Prêmio Nobel, não antes. Entre 1910 e 1920, desenvolveu experimentos sobre o comportamento dos átomos e partículas que lhe atraíram bastante destaque na comunidade científica. Ele se juntou aos colegas cientistas Hans Geiger e Ernest Marsden no chamado experimento da folha de ouro. Este experimento foi responsável por descobrir a real estrutura do átomo, que possui um núcleo, derrubando teorias anteriores.
Naquela ocasião, foi a primeira vez que um neo-zelandês ganhava o Prêmio Nobel, mas hoje isso já mudou. Maurice Wilkins, nascido em Pongaroa, Nova Zelândia, levou o Prêmio Nobel de Medicina em 1962. Em 2000, foi a vez de Alan MacDiarmid, nascido em Masterton, ganhar o Prêmio Nobel de Química.
Que tal desenvolver uma carreira tão rica quanto a de Rutherford, Wilkins ou MacDiarmid? Inscreva-se no processo seletivo da Estácio e escolha o curso que mais combina com os seus sonhos e ambições.