O passaporte brasileiro é o passaporte que é emitido para cidadãos e não cidadãos do Brasil. Ele é emitido pela Polícia Federal. No total, o Brasil emite até seis passaportes, cada um com especificações diferentes. Os cidadãos brasileiros podem viajar para membros do Mercosul e países associados (com exceção da Guiana, Suriname e Guiana Francesa – Departamento da França) sem passaporte, desde que possuam carteira de identidade nacional. O passaporte brasileiro é considerado o décimo segundo passaporte mais forte do mundo.

Ao solicitar o passaporte, a pessoa em causa é identificada no DPF e os seus dados biométricos são recolhidos: Impressões digitais, fotografia digital e assinatura digital. Esses dados são armazenados no banco de dados da Polícia Federal e a foto é inserida na fita ótica bidimensional na página de dados variáveis do novo passaporte e podem ser lidos por máquinas especiais que estão presentes nos pontos de controle de migração no Brasil e no exterior.

A Polícia Federal anunciou que o passaporte brasileiro seria “atualizado” a partir de novembro de 2010 e que conteria um chip RFID que forma o passaporte biométrico. Desde novembro de 2014, a Polícia Federal emite passaportes com a conexão do transportador e a autorização de viagem para menores no próprio passaporte. Até então, os menores precisavam de uma autorização notarial para deixar o Brasil.

A concepção do novo passaporte inclui a introdução de um novo folheto de viagem e de um sistema de controlo completo a instalar em todos os portos, aeroportos e pontos de passagem fronteiriços. Este sistema terá uma leitura mecânica destes documentos durante a monitorização do tráfego internacional. O projeto de instalar o novo sistema de controle e substituir o antigo modelo de passaporte pelo novo foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores, o Serviço Federal de Informática (SERPRO) e a Casa da Moeda.

Foto: Reprodução

Em alguns locais, pode ser necessário planear a entrevista a tempo de entregar documentos, tirar impressões digitais e fotografias. O planejamento é feito no site da HP. Os passaportes podem ser emitidos até 5 meses, dependendo do estado e da unidade da Polícia Federal onde são solicitados. Em caso de emergência, é possível solicitar um passaporte a um custo adicional. A emissão do documento está sujeita a autorização em caso de emergência. Esta autorização é emitida por um empregado do DPF num balcão específico. O sistema de emissão de passaportes da Polícia Federal está constantemente no ar e as filas nos postos de abastecimento são enormes.

Descubra o que é preciso para obter seu passaporte e verifique passo a passo para obter o documento que você precisa para uma viagem internacional!

A aplicação do passaporte foi simplificada! As novas regras serão aplicadas gradualmente, mas a partir do início de 2018 os pedidos serão simplificados, exigindo apenas a apresentação de documentos de identidade, do CPF e do passaporte anterior (se disponível).

Não é mais obrigatória a apresentação de comprovante de alta e serviço militar e comprovante de pagamento à comissão emissora (Nota: O pagamento da taxa de R$ 257,25 ainda é exigido). Os documentos não apresentados serão pesquisados na base de dados do governo.

Foto: Reprodução

O que fazer para obter o passaporte brasileiro?

Não há nada pior do que iniciar um procedimento sem o ter compreendido em pormenor. Aqui está uma informação preliminar:

O emissor do passaporte brasileiro é a Polícia Federal, através do Departamento de Passaportes. A maior parte do processo ocorre online, apenas o registo e o cancelamento são pessoais. Você precisa imprimir documentos PDF, então você precisa de uma impressora e um programa que abra este tipo de arquivo. A foto e as impressões digitais são recolhidas no serviço pessoal da Polícia Federal. O pagamento é feito através de uma GRU (Union Collection Form).

Existem 4 tipos de passaportes: Passaporte Comum (para brasileiros), Passaporte de Emergência (válido por apenas um ano), Passaporte para estrangeiros e Laissez-Passer (para estrangeiros de países com os quais o Brasil não mantém relações diplomáticas).

Foto: Reprodução

O que é necessário para obter um passaporte brasileiro?

No site da Polícia Federal, a documentação é separada de acordo com o tipo de passaporte. Neste caso, porém, vamos manter a obrigação do passaporte comum e para os adultos, porque esta é também a base para todos os outros.

Bilhete de Identidade. São aceites os seguintes documentos de identidade: bilhete de identidade emitido por autoridades públicas ou militares, antigo passaporte, carta de condução e cartão de trabalho nacionais e segurança social.

CPF. O documento do CPF deve ser apresentado caso o CPF não apareça mais no documento apresentado. Os documentos de identidade mais antigos, por exemplo, não têm um CPF.

Atualmente, não é necessário ter em mãos os seguintes documentos, mas todos eles precisam de ser atualizados:

O título do eleitor e o voto nas últimas eleições. Se for detectada uma irregularidade na base de dados governamental, deve ser apresentada prova da situação actual ou do pagamento da multa correspondente.

Despedimento por serviço militar. Durante o serviço, são realizadas consultas com o exército para assegurar que o transeunte é actualizado com o serviço militar, caso contrário é necessário um documento formal comprovativo da descarga.

Pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU. O pagamento deve ser feito antes do serviço e, se o candidato não tiver pago pelo guia, é necessário planejar um novo serviço.

Foto: Reprodução

Como solicitar um passaporte brasileiro?

É necessário preencher o formulário de pedido de passaporte cuidadosamente, pois erros neste formulário podem impossibilitar a emissão de um passaporte.

Nesta fase, escolha também o local e a data do seu serviço. Finalmente, será elaborado um protocolo: Imprima-o e leve-o consigo para a Polícia Federal.

Qual é o preço do passaporte brasileiro?

Uma vez preenchido o formulário juntamente com o relatório de presença, é possível emitir a GRU. O preço do passaporte hoje é de R$ 257,25.

O pagamento pode ser feito através da Internet, de uma agência do Banco do Brasil ou de uma loteria. Preste atenção ao procedimento guia e guarde o recibo de pagamento – mesmo que não seja mais necessário apresentar a GRU, guarde o documento em caso de erro no sistema.

Foto: Reprodução

É preciso agendar visita na Polícia Federal para tirar o passaporte brasileiro?

A maioria dos lugares de atendimento exigem agendamento prévio de horário. Quando você preencher o formulário de solicitação de passaporte, você será informado caso sua localização exija, então após o pagamento do GRU você terá que planejar sua idade para a Polícia Federal. Escolha o melhor horário e marque uma consulta! Em caso de imprevistos, você pode marcar uma nova consulta.

No dia da citação ou notificação há muito aguardada, trazer consigo os documentos referidos no ponto 2, o protocolo do pedido e a prova da data.

Durante esta visita, as suas impressões digitais e fotografias de passaporte serão tiradas. Não se preocupe não é como tirar um visto onde há uma entrevista.

O prazo para a emissão do passaporte brasileiro é de 6 dias úteis após a visita à Polícia Federal para tirar impressões digitais e tirar a foto – é possível verificar o andamento da preparação do passaporte na Internet.

Foto: Reprodução

Como obter o passaporte brasileiro?

Para retirar o seu passaporte, basta dirigir-se à Polícia Federal com um bilhete de identidade e, de preferência, com o protocolo de recibo que lhe foi entregue.

Apenas o titular do passaporte pode retirá-lo. Passaportes que são obrigatórios e não são revogados dentro de 90 dias serão removidos.

Como já vimos, o passaporte é emitido pela polícia federal e, portanto, pode ser emitido em qualquer cidade com uma delegacia de polícia ou um serviço de polícia federal.

Em resumo, o passo a passo para conseguir o passaporte brasileiro é:

Manter os documentos solicitados atualizados.
Cartão de identidade, CPF, cartão de eleitor e prova de serviço militar.

Preencher o formulário para solicitar um passaporte online.
O formulário está disponível no site da Polícia Federal.

Pagar GRU
O boleto deve ser impresso e pago pelas autoridades competentes.

Agendar atendimento
O planejamento também deve ser feito no site da Polícia Federal.

Ir à Polícia Federal.
É hora de tirar uma foto e ficar bem no seu passaporte!

Pegar seu passaporte
A revogação deve ser feita pessoalmente e o prazo para entrega do documento é de 6 dias úteis.

Foto: Reprodução

Qual é a validade do passaporte brasileiro?

De acordo com o site da Polícia Federal, os passaportes são válidos por até 10 anos. Para menores de 18 anos, a validade é definida da seguinte forma, dependendo da idade:

0 a 1 ano incompleto – 1 ano

1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos

2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos

3 anos completos a 4 anos incompletos – 4 anos

4 – anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos

18 – anos completos ou mais – 10 anos

Por quanto tempo o passaporte deve ser válido no exterior?

A validade varia de acordo com as leis de cada local, portanto, sempre consulte a embaixada do país para o qual você está viajando. O período pode variar de menos de um mês a seis meses!

Uma boa dica para você que deseja criar ou renovar seu passaporte é que você o solicite pelo menos 7 meses antes da data de vencimento do documento. Desta forma, não perderá uma viagem por nada e continuará a desfrutar sem medo das promoções de bilhetes de avião relâmpago rápidos.

Foto: Reprodução

Dê uma olhada nos prazos que se aplicam a alguns destinos de viagem comuns no Brasil:

Passaporte válido 1 mês a partir da data do seu retorno

África do Sul

Passaporte válido por 3 meses a partir da data do seu retorno

Países que fazem parte do Tratado de Schengen

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Estônia
  • Espanha
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Letônia
  • Liechtenstein
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Noruega
  • República Tcheca
  • Polônia
  • Portugal
  • Suécia
  • Suíça

Outros países

  • Panamá

Passaporte válido por 6 meses a partir da data do seu retorno

  • Austrália
  • China
  • Índia
  • Irlanda
  • Japão
  • Marrocos
  • México
  • Reino Unido
  • República Dominicana
  • Rússia
  • Tailândia
  • Israel
  • Turquia
  • Vietnã

Passaporte válido durante o período de estadia no país

Estados Unidos

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta