São Paulo, maior cidade da América do Sul e popularmente conhecida como a terra da garoa, reúne diversas atrações, pontos turísticos e história.
Não há dúvida de que a capital do Estado de São Paulo atrai muitos viajantes porque oferece uma enorme variedade de atrações para pessoas de todas as idades. Confira o que fazer em São Paulo:
Índice
Mirante 9 de Julho
Localizado no topo do túnel em 9 de julho, o mirante oferece uma bela vista da avenida que dá nome ao lugar. O mirante é gratuito, mas há também nele um delicioso café com um restaurante barato.
Praça do Pôr do Sol
Como seu nome sugere, a praça do Pôr do Sol é conhecida por oferecer uma vista fantástica no final da tarde. O local com o nome oficial de Praça Coronel Custódio Fernandes está localizado no Alto de Pinheiros, parte oeste da capital de São Paulo. A praça trata-se de um ponto turístico gratuito e é muito provável que você encontre alguém que toque violão ou outros instrumentos, especialmente no final da tarde.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e recreativo no bairro da Barra Funda. Além da incrível arquitetura de Oscar Niemeyer, o salão oferece ao público diversos eventos, como exposições de arte, esculturas e feiras de culinária latino-americana. A entrada é gratuita.
Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural São Paulo é um espaço público de cultura e convívio. Situado na saída da estação de metro do Vergueiro, atrai grupos de jovens e famílias pelos seus quatro pisos, com uma coleção multidisciplinar e programação com dança, teatro, música, literatura e artes visuais. O cinema do Centro Cultural São Paulo cobra uma taxa de entrada real como taxa de manutenção.
Jardins do Museu do Ipiranga
Os jardins do Museu Ipiranga (ou Museu Paulista) são inspirados em jardins franceses como o Palácio de Versalhes e foram construídos para comemorar o centenário da independência.
A beleza do lugar vale a pena ver. Infelizmente, os viajantes não podem visitar o Museu Paulista, que está fechado para obras de restauração e modernização.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Um dos mais importantes museus de arte do Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo está localizada em um prédio de 1900 no Jardim da Luz, no centro de São Paulo.
Apenas a vista do belo edifício seria interessante, mas o museu exibe cerca de 500 peças de artistas dos séculos XIX e XX e um café no piso térreo com vista para o Jardim da Luz.
Memorial da Resistência de São Paulo
O Memorial da Resistência de São Paulo é um dos pontos turísticos favoritos daqueles que amam história e querem aprender mais sobre um dos períodos mais tristes da história do nosso país: a ditadura.
Parque da Aclimação
Localizado no bairro de mesmo nome, o Parque da Aclimação é uma agradável surpresa para os visitantes, pois é considerado uma versão menor do Ibirapuera e um dos pontos turísticos mais belos, agradáveis e tranquilos de São Paulo. O Parque da Aclimação é altamente indicado para quem gosta de praticar caminhadas, corridas, fazer piquenique ou apenas relaxar em meio a natureza, com direito ao som dos pássaros.
Edifício Banespa
O Edifício Altino Arantes, mais conhecido como “Edifício Banespa”, está localizado no coração da cidade de São Paulo. Do alto de uma das atrações turísticas da cidade, os visitantes têm a chance de contemplar São Paulo em um raio de 360º e 40km.
SESC Pompeia
O complexo imobiliário do SESC Pompeia na zona oeste de São Paulo foi eleito o sexto melhor edifício de concreto do mundo pelo jornal britânico “The Guardian”.
Muitos visitantes explicam que o SESC Pompeia é a melhor unidade do SESC, oferecendo excelente infra-estrutura e atrações a um preço acessível.
Beco do Batman
O Beco do Batman, situado entre as vielas da Vila Madalena, é um dos paraísos do grafite de São Paulo. A atração é gratuita e excelente para quem gosta de tirar boas fotos, especialmente urbanas.
Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, destaca a perspectiva africana sobre a formação do patrimônio, identidade e cultura brasileiros. O museu possui um acervo com mais de 5.000 obras, produzidas desde o século XV, representando as culturas africana e afro-brasileira.
Caixa Cultural São Paulo
A Caixa Cultural São Paulo trata-se de um centro cultural localizado na Praça da Sé, no Edifício Sé, um edifício histórico e classificado. Os visitantes podem desfrutar de exposições, dança, teatro, concertos, debates, leituras de teatro e palestras.
Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB/SP é outro centro cultural da cidade de São Paulo. Localizado no coração de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece uma programação com eventos gratuitos de cinema, teatro e artes visuais.
Passagem Literária da Consolação
Localizada entre as esquinas da Rua da Consolação e da Avenida Paulista, a Passagem Literária da Consolação é um ambiente cultural que reúne sebo, música de fundo e exposições.
Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo é um bom conselho para quem quer fugir dos espaços verdes mais movimentados da capital. Você pode caminhar, desfrutar dos jardins e almoçar em um restaurante com terraço.
Minhocão
O Minhocão é uma das grandes atrações para quem estiver em São Paulo aos finais de semana, quando o acesso de carros é fechado e o espaço de concreto torna-se uma espécie de parque, com feiras, aluguel de bicicletas, concertos, peças de teatro, churrascos e piqueniques.
Mercado Municipal (Mercadão)
O Mercado Municipal Paulistano é outra atração que você não pode deixar de visitar quando estiver na capital paulista. O famoso Mercadão é ideal para os turistas que querem fazer compras, caminhar e comer o que São Paulo tem a oferecer. Não se esqueça de provar o famoso lanche de mortadela ou o pastel de bacalhau!
Pátio do Colégio
O Pátio do Colégio é indicado para viajantes interessados em história, especialmente os fatos históricos da cidade de São Paulo. Localizado no centro, o pátio é o ponto de partida da capital paulista, onde foi realizada a missa que tornou oficial o nascimento da escola jesuíta. Hoje, o complexo abriga atividades culturais e religiosas, com um museu, uma igreja e uma biblioteca temática.
Parque do Ibirapuera
Ibira oferece muitas possibilidades para seus visitantes: a floresta de leitura, a ciclovia, o Museu Afro-Brasil, o Auditório do Ibirapuera, o Planetário, os encontros de cosplay. Há um programa para todos os gostos no principal parque da cidade de São Paulo.
Biblioteca Mário de Andrade
A segunda maior biblioteca do país, a Biblioteca Mário de Andrade está localizada na Consolação, possui um acervo de aproximadamente 327 mil livros, dos quais 51 mil são considerados raros ou especiais. O espaço também oferece um extenso programa cultural, com palestras dramáticas, concertos, exibições de filmes, passeios e debates.
Avenida Paulista
Não há dúvida de que a Avenida Paulista é o cartão postal mais famoso da cidade de São Paulo. A avenida, conhecida como o “coração financeiro do Brasil”, vale a pena ser visitada todos os dias. Mesmo sem programação, você certamente vai encontrar algo bacana para fazer lá!
Distrito da Liberdade
Tradicional bairro do leste de São Paulo, a Liberdade é uma excelente opção para saborear pratos típicos orientais, caminhar pelas ruas para apreciar o ambiente e comprar produtos importados da Ásia. A tradicional feirinha de artesanato e gastronomia de domingo merece uma visita!