Fortaleza é a capital do estado do Ceará e está localizada no nordeste do Brasil. Pertence à região metropolitana de Fortaleza e localiza-se a 2285 km de Brasília, capital federal, a cidade se desenvolveu às margens do rio Pajeú, e seu nome é uma referência ao Forte Schoonenborch, de onde surgiu a cidade, construída pelos holandeses durante sua segunda estadia na região entre 1649 e 1654. O lema de Fortaleza, encontrado no brasão, é a palavra latina Fortitudine, que significa “com força/coragem”.

Em 2013, Fortaleza foi a décima segunda cidade mais rica do Brasil em termos de PIB e a segunda cidade mais rica do nordeste, com 49 bilhões de reais (21 bilhões de dólares americanos). Tem também a terceira região capital mais rica do norte e nordeste. É um importante centro industrial e comercial do Brasil, a oitava maior comunidade de poder aquisitivo do país. Segundo o Ministério do Turismo, a cidade atinge a marca do segundo destino mais comum do Brasil e quarto entre as cidades brasileiras a receber turistas. A BR-116, principal rodovia do país, começa em Fortaleza. O município faz parte do mercado comum das cidades do Mercosul e também da capital brasileira, que está mais próxima da Europa, a 5608 km de Lisboa, Portugal. Fortaleza é sintomática da lacuna de riqueza no Brasil. Classifica-se em 83º numa medida de prosperidade. Esta situação e a prevalência do tráfico de droga contribuíram para um problema grave de criminalidade. Muitos bairros (barrios) são de fato favelas e não são seguros, especialmente à noite. Fortaleza ocupa a nona posição no mundo em termos de número de homicídios deliberados e ultrapassa o percentual nacional de mais de 59 por 100 mil. Embora os principais atrativos turísticos estejam bem guardados ou separados por barreiras de segurança para os ricos, fica claro que a maioria da população vive em casas equipadas defensivamente e que o velho hábito do passeio noturno desaparece.

Foto: Reprodução

Ao norte da cidade está o Oceano Atlântico, ao sul os municípios de Pacatuba, Eusébio, Maracanaú e Itaitinga, ao leste o município de Aquiraz e o Oceano Atlântico e ao oeste o município de Caucaia. Os habitantes da cidade são conhecidos como Fortalezenses. Fortaleza, juntamente com Recife e Salvador, é uma das três cidades mais importantes do nordeste da região.

A cidade foi uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 e um estádio foi reconstruído com grande dificuldade e controvérsia. O estádio não é mais totalmente utilizado e a infraestrutura está desmoronando.

Fortaleza tem um clima tropical típico, especialmente um clima tropical úmido e seco, com altas temperaturas e umidade relativa durante todo o ano. No entanto, estas condições são geralmente atenuadas por agradáveis brisas do mar. As temperaturas médias não variam muito durante o ano. Dezembro é o mês mais quente, com um máximo de 30,7°C (87,3°F) e um mínimo de 24,6°C (76,3°F). A estação chuvosa dura de janeiro a junho, com chuvas particularmente fortes em março e abril. A temperatura média anual é de 26,6°C (79,9°F). A umidade relativa em Fortaleza é de 79%, com precipitação média anual de 1.608,4 milímetros (63,32 in). Nos primeiros sete meses do ano, de janeiro a julho, geralmente há menos chuvas. Durante este tempo, a humidade relativa é elevada. O clima de Fortaleza é geralmente muito seco de agosto a dezembro, com pouca chuva.

Assim como toda a região nordeste do Brasil, as chuvas estão entre as mais variáveis do mundo, semelhantes (para uma precipitação média anual comparável) a cidades no centro de Queensland, como Townsville e Mackay. No infame ano da seca de 1877 caiu apenas 468 milímetros e em 1958 apenas 518 milímetros, mas no ano recorde de 1985 Fortaleza recebeu 2.841 milímetros ou 111,85 polegadas.

Foto: Reprodução

A vegetação de Fortaleza é uma área costeira típica. As demais áreas estão localizadas em áreas de dunas na foz dos rios Ceará, Cocó e Pacoti, em cujos leitos ainda existe um manguezal. Nos outros espaços verdes da cidade, não há mais vegetação indígena, que é composta por vegetação variada, mas sim por árvores frutíferas em geral. A cidade abriga sete unidades de conservação. São eles o Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, a Zona de Proteção Ambiental de Sabiaguaba, o Parque Ecológico da Lagoa de Maraponga, o Parque Ecológico do Cocó, a Zona de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará, o PTA do Rio Pacoti e o Parque Marinho Nacional da Pedra da Risca do Meio. Na cidade há também a Área de Interesse Ecológico Sírio Curió, que protege o último enclave da Mata Atlântica na área urbana.

O rio Cocó faz parte da bacia do litoral leste do Ceará e tem um comprimento total de cerca de 50 km na bacia principal. O parque está integrado na área com maior sensibilidade ambiental da cidade, onde é possível identificar formações geológicas como a planície costeira, a planície e a superfície das placas costeiras. O manguezal do Rio Cocó abriga moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos. O parque possui uma estrutura turística, com guias, trilhas e equipamentos ecológicos, educação ambiental e eventos de ecoturismo. O Rio Coaçu, rico no Rio Cocó, forma a Lagoa Precabura em seu leito.

Rio Pacoti fornece uma grande parte do abastecimento de água de Fortaleza. Na divisa do município de Caucaia está a foz do Rio Ceará, que é coberta por uma Zona de Proteção Ambiental (EPA) criada em 1999.

De acordo com o Plano Diretor de Fortaleza, as áreas especiais para a preservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico são as regiões centrais, Parangaba, Alagadiço Novo/José de Alencar, Benfica, Porangabuçu e Praia de Iracema. Ativos que são importantes para a conservação da natureza. No entanto, o patrimônio arquitetônico de Fortaleza na forma de objetos caídos está concentrado principalmente no centro da cidade. Infelizmente, o farol do Mucuripe está em ruínas, e Ceará e Fortaleza fizeram parte de um grupo pioneiro de estados e cidades que implementaram políticas governamentais para proteger o patrimônio imaterial vivo de sua cultura através do programa “Mestres da Cultura”.

Foto: Reprodução

Os maiores e mais populares teatros são o Theatro José de Alencar, o Teatro São José, o Teatro São Luiz, o Teatro São Luiz, o Teatro Cinema São Luiz e o Teatro RioMarand Teatro Via Sul. O Museu do Ceará abriga vários artefatos, incluindo peças paleontológicas e móveis. O Centro de Artes e Cultura Dragão do Mar é o principal centro cultural e inclui o Museu da Cultura do Ceará, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, teatros, planetário, cinemas, lojas e espaços para apresentações públicas, além de hospedagem na Biblioteca Pública do Governador Menezes Pimentel, na Escola de Artes e Ofícios de Porto Iracema, Thomaz Pompeu Sobrinho. A Casa de José Alencar é um dos museus brasileiros conhecidos por seu tratamento da literatura brasileira. Foi inaugurado em 1964 e abriga coleções de arte, uma galeria, uma biblioteca e as ruínas da primeira usina a vapor no Ceará. Nos diversos SERs da cidade, os complexos da Rede CUCA, que se dedica à arte, ao lazer e à educação, especialmente para os jovens, estão espalhados pelos diversos SERs da cidade.

A Maçonaria é representada pelo grande loja do Ceará e o grande estado do leste do Ceará. Há também clubes de serviço na cidade, como o Lions Clube e o Rotary International.

O artesanato cearense tem seu principal mercado e vitrine em Fortaleza. Na cidade existem vários locais específicos para o comércio de artesanato, como o Centro de Artesanato do Ceará (CeArt), Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), Feira de Artesanato da Beira-Mar e na Avenida Monsenhor Tabosa.

Foto: Reprodução

A mais importante manifestação literária da história de Fortaleza surgiu no final do século XIX nos cafés da Praça do Ferreira, conhecida como a padaria espiritual, pioneira na disseminação de ideias modernas na literatura brasileira, que só foi adotada nacionalmente no século seguinte, durante a Semana de Arte Moderna. As principais entidades históricas de alta cultura ainda presentes na cidade são o Instituto Ceará e a Academia Cearense de Letras, a primeira Academia Brasileira de Letras, fundada em 1887 e 1894, respectivamente. Entre os escritores membros da Academia Cearense de Letras e membros ou patronos da Academia Brasileira de Letras estão Gustavo Barroso, Araripe Júnior, José de Alencar, Heráclito Graça, Franklin Tavora, Clóvis Beviláqua e Rachel de Queiroz, primeiro membro feminino da entidade. Entre os escritores membros da Academia Cearense de Letras e membros ou patronos da Academia Brasileira de Letras estão Gustavo Barroso, Araripe Júnior, José de Alencar, Heráclito Graça, Franklin Tavora, Clóvis Beviláqua e Rachel de Queiroz, primeiro membro feminino da entidade. A casa tornou-se famosa pelos seus festivais e seminários de poesia. A casa tornou-se famosa por seus festivais de poesia e seminários.

No cinema, o nome mais famoso é Zelito Viana, diretor de filmes como Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão e Vida e a Morte de Severina. Mais recentemente, Karim Aïnouz dirigiu Madame Satã, Suely in the Sky e Praia do Futuro, e fez os roteiros de Cidade Baixa, Cinema, Aspirinas e Abutres e Abril Despedaçado. Outro representante atual do cinema nascido em Fortaleza é Halder Gomes, diretor e roteirista da Holliúdy Cinema. O evento mais tradicional de Fortaleza é o Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema), considerado um dos mais importantes festivais do país.

Beach Park

Beach Park é um complexo turístico no litoral nordeste do Brasil, na praia de Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 27 quilômetros de Fortaleza. O parque aquático é considerado o maior da América Latina e se estende por uma área total de 20.000 metros quadrados e 13 km² de área específica do parque aquático. (Molas de nevoeiro).

Além das praias, o complexo turístico conta com quatro resorts e uma ampla rede de lounges e restaurantes. O parque tem cerca de 18 atrações, incluindo radical, moderada e infantil. O Beach Park Resort recebe mais de 1,7 milhão de visitantes anualmente e consome mais de 7.793.000 litros de água no Acqua Parque.

Foto: Reprodução

Inaugurado em 1989, o parque está ligado a instalações de turismo e lazer nacionais e internacionais. Faz parte da World Waterpark Association (WWA), da International Association of Amusement Parks and Attractions (IAAPA), da Brazilian Association of Restaurants and Entertainment Companies (ABRASEL), da Brazilian Hotel Industry (ABIH) e do Aquiraz Convention & Visitors Bureau (ACVB). Em 2016, iniciaram-se as negociações sobre uma possível ramificação do parque na capital baiana, na antiga Praça do Aeroclube.

Em 2013 foi classificada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Em 2015, os usuários do site TripAdvisor classificaram o parque como o segundo melhor parque aquático do mundo. O projeto também recebeu vários outros prêmios internacionais.

Beach Park nasceu em 1985 num restaurante na praia. O primeiro jogo de água do parque teve sua inauguração em 1988 e no ano seguinte foi inaugurado o parque aquático com três escorregas. Também em 1989 a praia foi equipada com novas atrações: Portal da Praia, Museu da Jangada, Caminho de Garrafas, Largo do Peixe, Cascata da Sereia e outras esculturas. Hoje o restaurante da Praia é também palco do Beach Sounds Festival, um projeto com grupos pop-rock locais. Em 1996 o complexo ganhou o hotel Cesare Tower, que em 1998 tornou-se o Beach Park Suites Resort com 175 apartamentos de padrão internacional. Em 2000, o Centro de Congressos foi construído para uso acadêmico e comercial. O Beach Park Convention Center pode acomodar até 450 pessoas. Em 1º de janeiro de 2011 o grupo Beach Park FM iniciou suas atividades, substituindo assim a antiga Oi FM.

Foto: Reprodução

As principais atrações do Aqua Park e suas áreas temáticas são:

  • Insano: toboágua com queda livre de 41 metros de altura, equivalendo a um prédio de 14 andares;
  • Kalafrio: um half em formato de pista de skate, onde se desce em boias duplas. (Atlântida);
  • Arrepius: vários toboáguas que partem de uma torre de 25 metros de altura;
  • Acqua Circo: maior playground aquático do mundo; 
  • Atlantis: uma grande rampa, na qual se desce em boias quadruplas (Atlântida);
  • Ramubrinká: Vários toboáguas em curvas que partem de uma torre de 25 metros de altura
  • Correnteza Encantada: um rio artificial no meio do Aqua Park (Ilha da Correnteza);
  • Maremoto: maior piscina de ondas da America Latina; 
  • Acqua Show: um playground aquático com um grande balde que joga água nos visitantes;
  • Moreia Negra: um toboágua fechado em forma de uma moreia gigante (Atlântida);
  • Vaikuntudo : um toboágua fechado em forma de um tornado gigante (Atlântida);
  • Hupa e Hopa: dois toboáguas de sete metros que atingem grande velocidade por meio de forte jato de água jogado no visitante (Atlântida);
  • Ilha do tesouro: área temática infantil (Ilha do Tesouro);
  • Arca de Noé: área temática infantil dentro da ilha da correnteza (Ilha da Correnteza);
  • Acquabismo: um grande tobogã com uma rampa de 8 metros de largura de deslize suave;
  • Saunas e spas;
  • Tchibum: com 25 metros de comprimento, 4,5 m de altura e velocidade média de 12,8 km/h, proporciona uma descida gentil e suave.

Deixe uma resposta