Porto Seguro é um município ao sul do estado da Bahia, Brasil. Compartilha com os municípios vizinhos de Santa Cruz Cabrália e Prado, o lugar prioritário da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, que ocorreu cerca de três meses após a descoberta do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón em Pernambuco. A aldeia de onde surgiu o município de Porto Seguro foi fundada em 1535 e é quase inteiramente classificada, pois não é permitido construir edifícios altos (com mais de dois andares). É atravessada pelo rio Buranhém.

Segundo estimativas do IBGE de 2019, a população de Porto Seguro era de 148.686 habitantes. Por volta do ano 1000, as tribos indígenas Tapuias da região foram levadas da Amazônia para o interior do continente com a chegada dos Tupi. No século XVI, quando os primeiros portugueses chegaram à região, foi habitada pela tribo Tupi dos Tupiniquins.

Porto Seguro está localizada na região que foi oficialmente a primeira região onde marinheiros portugueses chegaram hoje ao território brasileiro. A 22 de Abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral viu terra depois de sair da costa africana um mês antes. O ponto de observação foi Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram pela primeira vez em terra no atual território brasileiro, um lugar cujo ponto exato ainda é objeto de discussão entre os historiadores.

Foto: Reprodução

A expedição ancorou em Porto Seguro em 24 de abril. A cidade construiu a sua primeira fortaleza em 1504 por Gonçalo Coelho. Em 1530, quando o comércio com as Índias Orientais diminuiu, Portugal interessou-se pela nova terra descoberta e tomou posse dela. Esta terra foi-lhe doada pelo Tratado de Tordesilhas. Na época colonial, Porto Seguro era chamado de Nhoesembé.

Uma visita ao sítio histórico da cidade alta de Porto Seguro é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro, o monumento nacional da cidade erguido em 1973 por decreto presidencial. Porto Seguro, um dos primeiros centros residenciais do Brasil, teve um papel importante nos primeiros anos de colonização, ao lado do Marco do Descobrimento. São edifícios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite sob efeitos especiais de luz.

O passeio histórico pode começar com o Marco do Descobrimento, de onde você pode descobrir uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco teve origem em Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa portuguesa, que foi usada para delimitar o seu país. De um lado está a cruz do Avisorden e do outro o brasão português.

Foto: Reprodução

Na mesma área está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo doador do Capitão Pero do Campo Tourinho. Há imagens sagradas dos séculos XVI e XVII, incluindo a de São Francisco de Assis – a primeira imagem trazida ao Brasil – e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, celebrada no dia 8 de setembro. Para se ter uma ideia de como foi o capitão no século do Tourinho e da chegada dos jesuítas, pode-se ler algumas passagens das cartas de Manuel da Nóbrega ou José de Anchieta, sacerdotes da Companhia de Jesus, sobre a região.

Continuamos com o palácio da cidade ou a Casa de Câmara e Cadeia do século XVIII, um dos mais belos edifícios do Brasil colonial. Este edifício abriga o Museu Histórico da cidade ou o Museu da Descoberta. A Igreja da Misericórdia ou do Senhor das Escadas, num estilo simples, conserva imagens barrocas que distinguem entre o Senhor das Escadas e o Cristo Crucificado.

A igreja de São Benedito também está no meio das casas protegidas, ao lado das ruínas da antiga residência e do Colégio Jesuíta. A igreja foi construída em 1551 pelos jesuítas e era conhecida como São Pedro e Nossa Senhora do Rosário. Do outro lado, na cidade alta, há a estação rodoviária e o aeroporto. No século XVII, a fortaleza construída por Gonçalo Coelho foi reforçada. De acordo com o departamento regional estabelecido pelo IBGE e em vigor desde 2017, o município pertence às regiões geográficas intermediárias Ilhéus-Itabuna e Eunápolis-Porto Seguro. Até então, a subdivisão em microrregiões e mesorregiões fazia parte da microrregião de Porto Seguro, que por sua vez foi incluída na mesorregião da Bailia meridional.

Foto: Reprodução

Hoje a cidade é considerada um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil e recebe turistas do centro e sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França. A cidade também tem uma ou duas dezenas de hotéis de luxo e centenas de hotéis e pousadas menores, mas de boa qualidade, bem como um aeroporto internacional com capacidades de aterrissagem de aeronaves semelhantes em tamanho ao Boeing 767 e ao Airbus A310. Além do turismo, outras atividades importantes são a agricultura (especialmente o caju e o coco), o reflorestamento com eucalipto, o cultivo, o comércio e os serviços.

Porto Seguro é um dos destinos mais populares para férias em família, especialmente no final do ano. Dependendo do tamanho da família e das expectativas, o pacote pode ou não ser ideal. Para famílias com crianças, os resorts all-inclusive de Porto Seguro são ideais. Isso porque em um único lugar você tem acesso a piscinas, cafés da manhã, almoços, jantares, drinks e várias atividades recreativas. Tudo o que você tem a fazer é comprar passeios individuais e desfrutar da cidade.

Porto Seguro também pode ser um ótimo destino para uma viagem a dois. Especialmente se o casal é do tipo que gosta de desfrutar de uma festa, boa comida e um povo muito animado. E se o casal estiver mais calmo e procurando paz, ou mesmo procurando um destino para passar uma data mais importante, Caraíva e Arraial D’ajuda são destinos perfeitos! As vilas mais afastadas da capital oferecem aos visitantes uma variedade de opções de alojamento.

Foto: Reprodução

Dicas de viagem para Porto Seguro

Uma das primeiras coisas a saber antes de planejar uma viagem a Porto Seguro é o melhor momento para visitar a cidade. Mas é claro que a resposta também depende das suas expectativas de viagem e disponibilidade. No início do ano você pode assistir ao carnaval de Porto Seguro, um dos mais animados do Brasil.

Entre abril e maio você vai encontrar preços mais baixos e a cidade está vazia por causa da baixa temporada. Há uma possibilidade de chuva, mas eles são geralmente muito rápidos. O clima na cidade é quente praticamente todo o ano. A temperatura média anual é de 25°C e pode chegar a 40°C nos dias mais quentes. No inverno, atinge uma média de 21°C. Em suma, não há mau tempo para ver a cidade!

Portanto, não se esqueça de definir sua agenda com antecedência para obter os melhores preços e decidir quando você quer ir para Porto Seguro, dependendo da disponibilidade de sua viagem. A costa brasileira é simplesmente encantadora. E as praias de Porto Seguro não só são belas, mas também estão entre as mais animadas do país. No Carnaporto, o Carnaval de Porto Seguro, a praia de Taperapuã recebe muitos turistas que ficam nas barracas de Axé Moi e Tôa Tôa. A praia de Barramares também é muito popular, pois há a barraca de Barramares.

Foto: Reprodução

Quem quiser se livrar das multidões nas principais praias se sentirá mais confortável na Praia da Taípe, uma das praias mais tranqüilas de Porto Seguro. Perfeito para quem vai para Porto Seguro com seus filhos. Outras praias famosas são Coroa Vermelha, Praia da Pitinga e Praia do Espelho, uma das mais belas do Brasil.

Porto Seguro é a combinação perfeita entre a natureza exuberante e a riqueza cultural e histórica do Brasil. Portanto, as atrações da cidade são muito diferentes. Além de conhecer belas praias como Espelho – uma das mais belas do país, como mencionado acima – você também vai participar de um verdadeiro curso de história ao ar livre.

Durante o dia você pode visitar museus incríveis como a Epopéia do Descobrimento, onde você também pode ver uma réplica de um navio português. Você pode embarcar, tirar fotos e levar com você as crianças, que normalmente adoram esta viagem. Em Porto Seguro, não perca a típica tapioca e acarajé da Bahia. Se você fizer uma viagem para Porto Seguro com mais tempo, você pode visitar Arraial D’ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália.

Nas cidades costeiras é comum que as praias sejam as principais atrações turísticas. Em Porto Seguro não é diferente, as principais atrações são as praias de Taperapuã e Coroa Vermelha, que são populares entre as pessoas. Em Taperapuã existem as famosas barracas Axé Moi e Tôa Tôa.

Foto: Reprodução

Outro destino turístico popular para quem visita Porto Seguro é a Passarela do Álcool – ou Passarela do Descobrimento. É o lugar ideal para aqueles que querem fazer compras básicas de artesanato e culinária típica baiana. O centro histórico de Porto Seguro é também uma incrível atração da cidade. Há o Marco do Descobrimento. Foi trazido de Portugal para a época da colonização e está agora exposto na praça Pero Campos de Tourinho.

O Arraial D’Ajuda Eco Parque é um dos locais mais populares para famílias que viajam com crianças. É um parque aquático de ecoturismo com atrações para todas as idades e aventureiros. É impossível fazer uma viagem a Porto Seguro sem ter ouvido falar pelo menos do Arraial D’Ajuda. O bairro fica a apenas 7,5 km da cidade e é oferecido por várias agências.

Você precisa pegar uma balsa e seguir uma estrada por um pouco mais de tempo para chegar lá. Se você quiser descansar, você deve fazer um passeio para Trancoso ou Caraíva, duas cidades super tranquilas que evitam a agitação de Porto Seguro e oferecem aos viajantes muitas belezas naturais e conforto. Ilha do Aquário é um lugar com um nome muito auto-explicativo porque é literalmente uma ilha com aquários. Parece óbvio, mas asseguro-lhe que o lugar é muito surpreendente.

Foto: Reprodução

Aquarium Island é um lugar com um nome muito auto-explicativo, porque é literalmente uma ilha com aquários. Parece óbvio, mas garanto-lhe que o lugar é realmente incrível. Há várias salas com discotecas de música eletrônica, danças de salão, um palco Axé e até jogos infantis. Muito versátil, não é? E por último, mas não menos importante, não se esqueça de fazer a viagem a Recife de Fora.

Isto deve ser alugado de uma agência de turismo, pois é feito apenas na maré baixa. Contacte uma agência para as melhores datas. Como qualquer cidade costeira, Porto Seguro tem o peixe como prato principal. Há muitos restaurantes na cidade que se especializam em pratos típicos da Bahia. E, claro, pelo menos um deles é ideal para si.

Para quem gosta dos lugares mais luxuosos e quer pagar um preço mais alto por uma boa refeição, Capim Santo e Jacaré do Brasil são alguns dos restaurantes recomendados em Porto Seguro. Com menus super gratuitos, ambos os lugares são bem conhecidos e recomendados pelos viajantes. Outro restaurante popular da cidade é o Colher de Pau, localizado na Passarela do Álcool. Também perfeito para almoços e jantares. Aqueles que preferem comer na praia podem escolher Barramares ou La Plage ad Arraial D’ajuda.

Foto: Reprodução

Alojamentos em Porto Seguro

Dependendo do tamanho do seu grupo de viagem e do seu estilo, você escolherá um estilo de hospedagem ideal. E devemos dizer que, se você tem algo que não está faltando em Porto Seguro, é uma opção de acomodação. Além dos hotéis tradicionais, existem albergues, pousadas, apartamentos e até mesmo casas para alugar em Porto Seguro.

A Beira-mar é a região preferida pelos turistas. Há as famosas barracas Axé Moi, Tôa Tôa Tôa Tôa e Barramares na avenida. Há muitas opções de acomodação na Beira-Mar, desde a praia de Mutá até a praia de Mundaí. É a melhor região para aqueles que querem desfrutar das tendas e praias durante o dia, e à noite você pode dar um passeio no centro da cidade.

Foto: Reprodução

Há mais restaurantes no centro e a acomodação é geralmente mais barata que a Beira-Mar. Mas saiba que o acesso às praias vai demorar um pouco mais. Na região você também está mais perto da Rota do Álcool e do centro comercial da cidade. Aqui você encontrará agências que oferecem passeios diários pela cidade.

Outra opção é ficar em cidades próximas como Trancoso, Arraial D’ajuda e Caraíva. Os três países são menos animados que Porto Seguro e podem oferecer a tranqüilidade procurada por aqueles em férias que sonham com um momento de paz. Nas vilas não há tantas possibilidades de alojamento como no Porto, mas pode encontrar incríveis pousadas e até casas de praia que podem ser alugadas na cidade. Cabe a você saber o que melhor se encaixa no seu perfil.

Deixe uma resposta