Aracaju é um município e a capital do estado de Sergipe no Brasil. Fica no leste do estado e é cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. Segundo estimativas de 2017, a população é de 648.939 habitantes. Se somarmos a população dos municípios da Grande Aracaju: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, esse número sobe para 938.550 habitantes. Embora seja a mais escassamente povoada das capitais nordestinas, sua localização geográfica a torna um importante ponto estratégico como centro urbano, econômico, cultural e político do país.

Aracaju é considerada a capital com as menores desigualdades do nordeste brasileiro, a cidade com o estilo de vida mais saudável do país, um exemplo nacional do estudo de ciclovias em projetos de viagens urbanas e a segunda maior capital do país com a menor taxa de tabagismo. É uma das capitais com o menor custo de vida do país, já que suas atividades turísticas têm se concentrado recentemente na criação de alojamentos comunitários, como pousadas mundialmente famosas.

Foto: Reprodução da Internet

O topônimo “Aracaju” pode provir do termo “tupi arákaîu”, que significa “cajueiro das araras”, traduzido diretamente do Tupi. Diz-se que no passado, onde hoje chamamos Avenida Ivo do Prado, era a Rua Aurora, a rua que serviu de base para todos no centro da cidade e formou um tabuleiro de xadrez, cujo centro é o local onde hoje está localizada a Praça Olímpio Campos ou a Praça da Catedral. Nesta rua havia vários cajueiros por toda a extensão e alguns papagaios e araras desembarcaram nos ramos para comer e descansar. Como resultado, temos uma visão da origem do nome Aracaju (ara=arara ; caju= cajueiro).

A história da cidade de Aracaju está ligada à cidade de São Cristóvão, antiga capital da Capitania de Sergipe. Aracaju nasceu da decisão de mudar a cidade na qual a capital provincial deveria ser localizada. Foi fundada em 1855 e foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro (a primeira foi Teresina, 1852). Todas as suas ruas são projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para fluir para o Rio Sergipe. Até então, as cidades foram adaptadas às condições topográficas naturais, o que levou a uma irregularidade na paisagem urbana, com excepção das cidades reais, que foram por exemplo fundadas no século XVI (sobretudo aldeias com áreas protegidas privadas como Olinda), que foram planeadas linearmente após um cruzamento de acordo com os mapas da época. O engenheiro Sebastião José Basílio Pirro compensou essa irregularidade, e Aracaju foi um dos primeiros exemplos dessa tendência geométrica no Brasil.

Foto: Reprodução da Internet

Cidade das araras e cajus, capital do nordeste da qualidade de vida! Essa é Aracaju, que está localizada no estado de Sergipe, na região nordeste do Brasil. As praias ali reservam momentos de paz e tranquilidade, diversão e alegria em um belo cenário de dunas, coqueiros e águas mornas. Mas Aracaju não é só praia. A cidade é uma das melhores capitais para qualidade de vida no país. Moderno, jovem, tranquilo, cheio de ciclovias e muito bem planejado, o destino tem estradas projetadas para terminar no rio Sergipe, que atravessa a cidade e deságua no mar.

Aracaju se tornou um excelente destino turístico pela qualidade de suas atrações e tranquilidade geral. A melhor parte é que tudo é acompanhado pelos intensos sabores locais do nordeste brasileiro. A costa de Atalaia, o principal cartão postal da cidade, tem 6 km de extensão e um grande complexo de entretenimento, hotéis e restaurantes. É aí que o Oceanário está localizado, com seus 18 tanques exibindo diversas espécies da fauna marinha brasileira, administradas pelo Projeto Tamar, um projeto de referência de preservação de tartarugas marinhas no Brasil. Use a margem do rio para dar um passeio pela capital histórica, começando na Ponte do Imperador, o lugar que o Imperador Dom Pedro II costumava entrar na cidade ao visitar a província. No centro histórico, você encontrará igrejas, monumentos, museus, shopping centers, artesanato e comidas regionais.

Foto: Reprodução da Internet

A seguir você confere ótimos 10 motivos para visitar Aracaju:

Gastronomia

Para saborear os sabores da culinária local e as belezas culturais de Sergipe, você deve visitar o Mercado Popular de Aracaju – na verdade composto por três mercados – um espaço que combina tudo em um único local. Experimente as frutas tropicais e os pratos feitos de mariscos, como caranguejos, um símbolo da culinária local. Lá você também conhecerá a diversidade cultural do local com artesanato, literatura, utensílios, roupas e bordados exibidos em cada estande. Você não quer perder a caranguejada, um prato de caldo feito de caranguejos; suco feito com mangaba, uma fruta local; e um prato feito com aratu, um pequeno caranguejo típico dos manguezais locais, preparado com folhas de bananeira secas.

Foto: Reprodução da Internet

Festa Junina de Sergipe

No Brasil, junho é marcado pelas festividades que celebram alguns dos principais santos padroeiros do mês, como Santo Antônio, São Pedro, São João e São Paulo. Para quem deseja uma tradicional Festa Junina, o Forro Caju é uma boa opção, e acontece na segunda quinzena de junho na praça localizada no centro dos mercados. O evento tem um cenário cênico, deliciosas comidas típicas e animadas quadrilhas, uma dança de grupo inspirada nas quadrilhas europeias que encenam um casamento simulado e muito comum nas Festas Juninas. Você também pode dançar muito forró, o gênero popular da região Nordeste, e comer uma variedade de pratos feitos de milho, como pamonha e canjica. Outra famosa Festa Junina é a Arraia do Povo, na qual muitos artistas nordestinos se apresentam e há até aulas de dança para quem quer aprender a dançar forró.

Foto: Reprodução da Internet

Museus

Dada a extensa história da região, existem vários museus que você pode visitar durante a sua estadia em Aracaju. Entre os mais importantes está o Museu Histórico e Geográfico de Sergipe (onde você encontrará o esqueleto de uma preguiça gigante, um mamífero que habitava a região há mais de 8.000 anos atrás), o Museu de Antropologia (com várias exposições que contam a história de Sergipe, começando com seus primeiros habitantes), e o Museu do Artesão (com uma variedade de peças artesanais de todos os cantos do Brasil).

Foto: Reprodução da Internet

Ponte do Imperador

Essa bela estrutura foi construída na margem do Rio Sergipe em homenagem à visita do imperador Dom Pedro II e sua esposa, imperatriz Tereza Cristina, ao estado de Sergipe. A ponte foi inaugurada no ano de 1860 como uma ponte de madeira, mas foi reconstruída com metal em 1910. Foi usada pelos moradores locais como desembarque de mercadorias e passageiros por muitos anos. A ponte não leva a lugar nenhum, mas hoje é usada como um mirante popular, com vistas panorâmicas incríveis.

Foto: Reprodução da Internet

Oceanário de Aracaju

Este aquário em Aracaju possui mais de 20 tanques que abrigam uma grande diversidade de espécies marinhas brasileiras. Aqui, você encontrará tartarugas, peixes, tubarões e muitas outras criaturas aquáticas. Os visitantes são acompanhados por biólogos experientes que explicam os hábitos alimentares e os detalhes desses animais. A principal atração do aquário é o tanque oceânico de 40.000 galões, uma reprodução do ambiente marinho ao longo da costa de Sergipe. Ele também possui uma câmera conectada a uma plataforma marítima para que você possa observar o fundo do Oceano Atlântico em tempo real. É um ótimo lugar para toda a família.

Foto: Reprodução da Internet

Praia Atalaia

Aracaju tem aproximadamente 22 milhas de costa cobertas de areia plana e firme, perfeitas para um passeio relaxante. As ondas são geralmente calmas, proporcionando o ambiente ideal para um mergulho com a família. A praia mais conhecida é, sem dúvida, Atalaia, considerada o local mais bonito de Aracaju. Está situado perto do centro da cidade, permitindo uma manhã cheia de diversão, seguida de um passeio pela cidade. Inúmeros restaurantes e bares são criados ao longo do calçadão da Atalaia (Orla do Atalaia). A cidade também construiu parques infantis, lagos artificiais, parques esportivos e áreas de lazer para moradores e visitantes.

Foto: Reprodução da Internet

Praia do Robalo

A Praia do Robalo é outra praia famosa em Aracaju. Sua água mantém uma temperatura de 80 graus Fahrenheit durante quase todo o ano, diferenciando-a do resto. Enquanto desfruta das águas quentes, os coqueiros e dunas extensas farão você se sentir como se estivesse em um paraíso esquecido.

Foto: Reprodução da Internet

Orla do Bairro Industrial

Ao norte da cidade, você encontrará o calçadão do Distrito Industrial. Esta é uma nova atração turística em Aracaju. Oferece ciclovias, áreas de recreação infantil, áreas de artesanato, bares e restaurantes que servem algumas das melhores culinárias de Sergipe. Aqui, você também pode assistir os pescadores da ilha de Santa Luzia partirem com suas velas coloridas nas águas do Rio Sergipe.

Foto: Reprodução da Internet

Centro Histórico

O centro histórico de Aracaju é lar de grandes casas e praças antigas. Está repleto de mercados, museus e uma vibrante zona comercial. Esta área é ideal para conhecer o passado da cidade, enquanto desfruta de uma bela vista do Rio Sergipe. A cidade possui igrejas impressionantes que datam de 1857. Entre elas estão São Salvador e a Catedral Metropolitana, que possui uma cúpula incrível e afrescos antigos. Você encontrará muitos monumentos famosos ao longo das avenidas do centro da cidade, incluindo edifícios municipais, fortes e outros edifícios históricos.

Foto: Reprodução da Internet

Parque da Cidade

O parque da cidade de Aracaju foi aberto ao público em 1979. Está situado na parte norte da cidade, mais precisamente no Bairro Industrial. Ele contém mais de sete milhões de metros quadrados de áreas naturais, além de um zoológico e teleférico. Você poderá passear pelo parque enquanto observa várias espécies exóticas e regionais, como onças, pumas, ursos, araras, avestruzes e muito mais. Este é o passeio mais cotado quando se viaja com a família.

Foto: Reprodução da Internet

Deixe uma resposta