Já deu pra perceber que estamos empolgados com nosso próximo destino, né? Hoje vamos falar de mais um tópico sobre a Ilha da Páscoa: sua bandeira.
Embora a Ilha de Páscoa pertença ao Chile, o povo Rapa Nui tem um sentimento muito forte de tradição e preservação, portanto sempre evidenciando a história e a cultura. E, no final das contas, é por isso que todos os curiosos querem voar até a Ilha né?
A bandeira tem apenas duas cores: vermelho e branco. O símbolo vermelho é uma forma incomum para nós, é um rei miro: um ornamento de madeira utilizado pelos Rapa Nui. De acordo com o Museu de Arte da Universidade de Indiana, o rei miro é uma insígnia de alto escalão. O próprio chefe da ilha utilizava dois deles e mais outros dois nos ombros em ocasiões especiais.
O formato do rei miro lembra um crescente, e pode ser associado à Lua, um símbolo muito recorrente na cultura polinésia. Também pode estar associado à canoa polinésia. Há também duas cabeças no rei miro – seu significado é incerto, mas pode estar relacionado com os ancestrais. Os dois pequenos círculos na parte central do rei miro seriam os buracos por onde o cordão passa para sustentação no pescoço.
O interior do ornamento contém uma cavidade que era utilizada para armazenamento de giz em pó de conchas.
Exótica, não? O que você achou?
Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schumann.