O Ceará é uma das 27 unidades federais do Brasil. Localiza-se no norte da região nordeste e tem o Oceano Atlântico ao norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba ao leste, Pernambuco ao sul e Piauí ao oeste. Sua superfície total é de 148.920.472 km², o que corresponde a 9,37% da superfície do Nordeste e 1,74% da superfície do Brasil. A população do estado é de 9.075.649 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, o oitavo maior estado do país.

A capital e a cidade mais populosa é Fortaleza, sede da Área Metropolitana de Fortaleza (AMF). Outras cidades importantes fora da AMF são Fortaleza: Juazeiro do Norte e Crato na região metropolitana do Cariri; Sobral, sede da região metropolitana de Sobral; Itapipoca na região norte; Iguatu na região centro-sul; Aracati na região do Vale do Jaguaribe; Quixadá e Quixeramobim na região dos Sertões Cearenses. Na AMF, grandes cidades como Caucaia, Eusebio, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Aquiraz e São Gonçalo do Amarante, sede do complexo industrial e portuário de Pecém, aumentam o produto interno bruto do Ceará. Há um total de 184 municípios no país.

O Ceará atualmente é o décimo primeiro estado mais rico do país e o terceiro mais rico do nordeste. A capital Fortaleza é a cidade com o maior PIB do nordeste e a nona maior do país. Em 2010, o Ceará teve a maior qualidade de vida do Norte-Nordeste, segundo a FIRJAN, e o segundo maior índice de desenvolvimento humano da região. O Ceará abriga um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1,3 milhão de visitantes por ano. O Brasil também tem o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), com capacidade para mais de 64 mil pessoas.

O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, sua religiosidade popular e a glória de ser um grande berço de humor e talento. A jangada, que ainda é comum no litoral, é considerada um dos maiores símbolos da população e da cultura cearense. O Ceará concentra 55% do total da Caatinga Brasileira e é o único estado do sudeste nordestino a estar totalmente integrado à sub-região do Sertão. O Ceará também revelou Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, considerados os maiores comediantes do país; atores e cineastas famosos como José Wilker, Gero Camilo, Luiza Tomé e Karim Aïnouz; e personalidades das ciências exatas como Casimiro Montenegro Filho, Fernando de Mendonça, Maurício Peixoto, Cláudio Lenzenz Cesar, entre outros. O Ceará também apresentou Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, considerados os maiores comediantes do país; atores e cineastas famosos como José Wilker, Gero Camilo, Luiza Tomé e Karim Aïnouz; e personalidades das ciências exatas como Casimiro Montenegro Filho, Fernando de Mendonça, Maurício Peixoto, Cláudio Lenz Cesar, entre outros. O Ceará também é conhecido como a “Terra da Luz”, devido ao grande número de dias ensolarados, mas principalmente porque em 1884, quatro anos antes da Lei de Ouro, o Estado foi o primeiro da Federação a abolir a escravidão. Por isso, o jornalista José do Patrocínio deu ao Ceará o título de “Terra da Luz”.

A paisagem do Ceará é caracterizada por um povo alegre e receptivo, por uma cozinha incrível e, claro, por um litoral notável. Impossível não se apaixonar pelas falésias avermelhadas de Canoa Quebrada, bem como pelas belíssimas paisagens de Jericoacoara? Como não aproveitar as costas bem estruturadas e as praias urbanas de Fortaleza, que valem até a pena visitar para apenas fazer compras?

O calor do Ceará é altamente propício para o turismo todo o ano. A seguir, confira a lista das melhores praias do Ceará:

 Praia de Canoa Quebrada, Canoa Quebrada

As falésias são o ponto que mais chama a atenção da paisagem da praia de Canoa Quebrada, especialmente com a famosa imagem de uma lua e uma estrela esculpida no banco de areia. Outro destaque desta praia única são as dunas e o céu, constantemente coloridos por praticantes de voo livre.

Foto: Reprodução da Internet

Praia Ponta Grossa, Icapuí

Localizada a cerca de 50 quilômetros de Canoa Quebrada, a praia Ponta Grossa é uma das mais belas paisagens do Ceará, graças ao seu mar verde, falésias vermelhas, dunas e coqueiros que acalmam todos os humores. O acesso é via buggy.

Foto: Reprodução da Internet

 Praia Icaraí de Amontada, Icaraí de Amontada

A principal praia desta acolhedora vila litorânea é vasta e extremamente tranquila Praia Icaraí de Amontada. Aqui está mais uma boa opção para os kitesurfistas, já que a área é o lar de ventos constantes. O mar verde é outro ponto positivo.

Foto: Reprodução da Internet

Praia do Meireles, Fortaleza

A Praia do Meireles possui excelente infraestrutura hoteleira valoriza a orla urbana da praia. A melhor opção para o turista é praticar uma boa caminhada ou corrida pelo calçadão, acompanhando o belo por do sol. É nesse horário, inclusive, que se iniciam as atividades da Feirinha Beira-Mar, com ótimas opções de comprinhas.

Foto: Reprodução da Internet

Praia de Jericoacoara, Jericoacoara

Se você está procurando uma paisagem fascinante combinada com diversão, Jericoacoara é o seu destino ideal. Aqui, rochas na areia, um mar de ondas calmas e uma bela vista da Duna do Pôr-do-Sol atraem turistas de todo o mundo. No centro da cidade, bares e restaurantes atraem a atenção dos turistas e visitantes.

Foto: Reprodução da Internet

Praia da Malhada, Jericoacoara

O mar tempestuoso requer atenção: talvez a Praia da Malhada não seja a melhor opção para mergulhar. No entanto, a paisagem, que consiste numa faixa de areia estreita, é muito atraente. Bônus: A praia é o ponto de partida para a Pedra Furada, uma das melhores excursões da região.

Foto: Reprodução da Internet

 Praia do Futuro, Fortaleza

Grandes extensões de areia, um calçadão bem estruturado e até uma ciclovia fazem da Praia do Futuro o lugar mais popular da capital cearense. É por isso que o aviso é importante: chegue cedo para se certificar de que garantirá um bom assento. Outra vantagem desta praia é a boa estrutura das barracas, com diferentes opções para os turistas.

Foto: Reprodução da Internet

Praia do Preá, Preá

Localizada na estrada para Jericoacoara, a Praia do Preá é um lugar ideal para a prática de kitesurf e é de interesse para estrangeiros, sendo considerado um dos melhores lugares para a prática de esportes do nordeste. Em vários pontos da praia, você pode desfrutar de uma tranquilidade indescritível.

Foto: Reprodução da Internet

Praia de Guajiru, Trairi

Todos os dias, a Praia de Guajiru atrai mais e mais hóspedes. No entanto, o que prevalece aqui é a tranquilidade da vila piscatória. O mar de ondas baixas é uma característica ideal para quem gosta de praticar diferentes mergulhos.

Foto: Reprodução da Internet

Praia Porto das Dunas, Aquiraz

A paisagem da Praia Porto das Dunas, como o próprio nome denuncia, é formada por dunas, longas áreas desérticas e um mar intenso de ondas altas. A região, cercada por spas e condomínios, é apreciada pelo complexo movimento do Beach Park, uma das principais atrações do estado do Ceará.

Foto: Reprodução da Internet

Deixe uma resposta