Canoa Quebrada é uma praia no litoral leste do estado do Ceará, a 163 km de Fortaleza e a 12 km da sede do município de Aracati, pertencendo a este. A paisagem é caracterizada por dunas vermelhas e falésias até trinta metros acima do nível do mar.

Canoa Quebrada nasceu na pequena aldeia de pescadores da Vila do Estevão. Descoberta nos anos 60 pelos cineastas franceses do movimento “Nouvelle Vague”, a aldeia sofreu um choque de culturas que levou a um sentimento de liberdade que ainda hoje prevalece. A tradição local é que os franceses trabalhavam duro durante o dia e se divertiam à noite.

Por esta razão, uma lua e uma estrela esculpidas no penhasco tornaram-se o símbolo do lugar. Outra versão dessa tradição local nos conta que na equipe de filmagem havia um marroquino de fé islâmica que queria o perdão de Alá com arrependimento pela contínua curtição noturna. Para se livrar de sua culpa, ele tinha a lua e a estrela modeladas nos penhascos, agora símbolos locais.

Foto: Reprodução

A vila ficou famosa quando foi descoberta nos anos 70 pelos “hippies”, que ali encontraram um lugar remoto de grande beleza, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira que ainda conserva a tradição do rafting no mar. Alguns destes “hippies” instalaram-se aqui, casaram com os locais e tiveram filhos. Assim você pode encontrar muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada foi novamente cenário de um filme em 1997, com a produção de Bela Donna, Bruno Barreto e a direção de Fábio Barreto), que desde então se tornou um dos mais importantes destinos turísticos do Ceará.

À noite, moradores e turistas se encontram na principal rua conhecida como “Broadway”, que é influenciada pelo ritmo do Reggae e do Forró. Atualmente, a região é protegida pela Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ), que abrange uma área de cerca de setenta mil hectares. A praia foi palco das filmagens de Malhação em 2009 por parte da Rede Globo.

Foto: Reprodução

Canoa quebrada é uma das praias mais espetaculares do Ceará e configura-se como um destino turístico para viajantes de todo o Brasil. A antiga ilha de pesca, descoberta entre 1960 e 1970 por mochileiros que preferem lugares completamente rústicos, pertence ao município de Aracati e hoje é uma atração com boa infra-estrutura e atrações que conquistam todos os gostos.

Quando as falésias em contacto com o sol assumem contornos avermelhados e brilhantes, o mar é de cortar a respiração. É impossível não pedir uma bebida e sentar-se em um bar em frente à praia ou até mesmo passear pela areia e dunas e aproveitar cada momento de um lugar com bons bares, restaurantes, clubes e acomodações.

Você quer visitar o Ceará e passar alguns dias em um lugar tranquilo, com uma atmosfera bucólica e ao mesmo tempo confortável e cheia de atrações? Siga estas dicas e desfrute de momentos inesquecíveis em Canoa Quebrada. Em Canoa Quebrada não há mau tempo, já que o clima da região é estável em quase todos os meses do ano e, embora a chuva seja mais frequente entre os meses março e maio, o sol ainda brilha durante este período, ou seja, a praia está certa. Em média, a temperatura está entre 27ºC e 29ºC e pode aumentar um pouco mais no verão.

Foto: Reprodução

Apesar do clima estável, a alta temporada – entre dezembro e o final de fevereiro – é considerada a melhor época para viajar em Canoa, já que a região está cheia de turistas, os serviços locais são de melhor qualidade e há mais passeios disponíveis. As férias escolares entre junho e agosto também podem ser consideradas como alta temporada.

Não se esqueça de colocar protetor solar e repelente em seu bolso e usá-los com freqüência. Paisagens bonitas e mares convidativos são sinônimos de praia o dia todo, então antes de passar o tempo livre aplique o protetor e sempre se reproduza após alguns mergulhos no mar. Da mesma forma, use o repelente antes de ir para a cama ou durante as caminhadas para evitar as picadas irritantes dos mosquitos.

Usar roupas leves e confortáveis. Como o tempo está quente, não há necessidade de usar muitos jeans, camisas de mangas compridas ou tecidos grossos. Priorize regatas, calções leves e camisas mais finas. Vais sentir-te muito melhor. Reserve com antecedência no seu hotel ou pousada se você quiser viajar na alta temporada, já que a região é geralmente muito movimentada. E esteja ciente das promoções de passagens aéreas que podem ocorrer a qualquer momento, quem sabe que você não está decolando a um preço muito baixo? Se você quiser desfrutar de um passeio de buggy pelas dunas, entre em contato com seu clube de boxe local quando chegar. Será muito mais fácil combinar passeios e negociar melhores preços.

Foto: Reprodução

Embora seja uma cidade com uma boa infra-estrutura turística, a seção Arati, que corresponde a Canoa Quebrada, não oferece os mesmos serviços que uma cidade média ou grande. Por exemplo, não há caixas eletrônicos abertos 24 horas por dia, mas apenas Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. Na região central de Aracati há agências bancárias no Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste. Você não quer fazer tudo de uma vez, organizar um programa com o que você quer desfrutar e desfrutar de cada atração em paz. Sem stress! As ruas de Canoa Quebrada têm um piso de paralelepípedos, por isso o tênis é uma prioridade quando você sai para caminhar durante o dia e a noite.

Quem gosta de experimentar emoções e este frio em sua indescritível barriga não pode deixar de fazer alguns – ou alguns dos famosos passeios de buggy pelas dunas de Canoa Quebrada. E se tiver medo da velocidade ou quiser conduzir com os seus filhos, peça ao condutor para fazer uma viagem “sem emoções” e ele conduzirá a pista lentamente. É fácil desfrutar deste pacote: basta contactar a Associação de Boxers de Canoa Quebrada e planejar a sua diversão.

Na alta temporada muitas pessoas oferecem corridas mais baratas, mas mesmo que você seja um pouco mais caro, você deve escolher os caras da associação por causa da garantia de segurança, ok? Para o visitante que ama o mar, fazer rafting pelo mar de Canoa Quebrada é uma coisa excelente. Os jangadas são barcos feitos à mão que se movem graças à ação do vento e no caminho que dura cerca de 30 minutos e é completado em segurança a partir do mar, você pode olhar para a paisagem a partir de uma nova perspectiva e até mesmo dar um mergulho. Perfeito!

Foto: Reprodução

A Broadway é a rua mais importante e famosa de Canoa Quebrada. Há os melhores bares, restaurantes, discotecas, lojas de roupas e artesanato, farmácias e caixas eletrônicos, e é também o ponto de encontro de turistas e moradores locais no escuro. É muito animado, vale a pena chegar da praia ou um passeio agradável, nadar no hotel e desfrutar da atmosfera da rua. É impensável ir ao Ceará e não demorar um único dia para dançar uma comida, o ritmo mais popular do estado e de toda a região nordeste. A casa do Meu Xodó é fantástica! O turista pode se divertir toda a noite.

Parapente é um ótimo programa para aqueles que querem desfrutar da vista das falésias e do mar de Canoa Quebrada de cima, sentindo o vento em seus rostos e muita emoção. É um voo de 10 ou 15 minutos do pátio da igreja.

O passeio é possível de canoa e é um programa incrível que pode ser feito com amigos e familiares. Os cavalos são muito gentis e a rota é guiada por guias, para que, mesmo que não esteja habituado a cavalos, possa apreciá-los tranquilamente.Em seguida, reserve alguns dias para caminhar pelas dunas, sentir o vento forte e envolvente do nordeste do Brasil e ver o sol começar a partir do ponto mais alto do mundo.

Foto: Reprodução

No mesmo dia do passeio de buggy pelas dunas, que tal descer um teleférico de 300 metros (considerado o maior do Ceará) até uma lagoa limpa e refrescante? Esta atração é uma das favoritas entre os viajantes, por isso é sempre controversa. Além da descida às dunas por teleférico, você pode desfrutar da Esquibunda e do melhor: depois da descida, você terá à sua disposição um carro que o levará confortavelmente até o topo da duna. Que administração! Aulas ou apenas uma estadia da manhã até o final da tarde na praia de Canoa Quebrada é uma das melhores das experiências simples mencionadas. O visitante será contemplado pela brisa, da água quente do mar e da excelente facilidade para relaxar, comer muito bem e até mesmo passear ao longo da faixa de areia admirando as falésias.

Deixe uma resposta