Capitólio é um pequeno município no sudoeste de Minas Gerais aproximadamente 8.000 habitantes. A cidade de Capitólio se tornou um destino turístico muito popular que está se tornando cada vez mais proeminente na paisagem turística nacional graças às suas maravilhas naturais: belas cachoeiras que correm em rios, águas transparentes, esverdeadas, flora e gargantas absurdamente belas, podendo atingir mais de 20 metros de altura em torno do Lago Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo.

A crescente demanda trouxe benefícios em todas as áreas. Embora pequeno, Capitólio desenvolveu-se significativamente e tem uma infra-estrutura turística razoável. Há mercados, um hospital da Santa Casa, algumas acomodações e bancos na cidade.

O próprio município de Capitólio tem uma localização privilegiada, e a principal atração é a natureza, que encanta e fascina. A construção da barragem das Furnas, que eventualmente levou à criação de um dos maiores lagos artificiais do mundo, criou um belo lugar. Com tais atributos naturais, o Capitólio tornou-se um lugar ideal para quem busca o ecoturismo.

Foto: Reprodução

Quais são as melhores opções e dicas para Capitólio? Existem várias excursões e passeios turísticos que não devem ser perdidos na cidade, com imagens e informações.

O Capitólio é um dos destinos mais procurados no Brasil. A cidade se banha no Lago Furnas e é mais conhecida na região por suas muitas cachoeiras, mirantes, trilhas e atrações naturais.

A Capitólio está localizada às margens do Lago Furnas, na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e vem se consolidando nos últimos anos como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Esta pequena cidade mineira é a porta de entrada para a maioria dos turistas que visitam a região.

O Lago Furnas é sem dúvida a principal atração da região. Este lago artificial, conhecido como “Mar de Minas”, foi inaugurado em 1965 e tem 34 municípios e 1 440 km². É considerado um dos mais extensos do mundo.

Projetado como um reservatório para a barragem de Furnas, o lago se tornou um lugar ideal para barcos, barcos, escunas, catamarãs, esqui aquático e esportes como rapel, vôo, pesca ou apenas para um banho refrescante na água.

Foto: Reprodução

O turismo se desenvolveu em torno dele, e hoje existem centenas de pousadas, hotéis e até mesmo resorts no Capitólio e cidades da região como Piumhi, Furnas e Passos. O Cerro Capitólio tem pouco mais de 8.000 habitantes e se destaca pela presença de condomínios como o Escarpamento do Lago, um condomínio de casas de alta qualidade às margens do Lago Furnas.

Não há vôos comerciais para o Morro do Capitólio e o aeroporto mais próximo fica na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a uma distância de 283 km. Para aqueles que vêm de países mais distantes de MG, é mais prático voar para BH (Confins Airport) e alugar um carro para continuar sua viagem para a capital.

Dirigir é a melhor maneira de visitar Capitólio e todo o distrito de Lago de Furnas. Isso porque todas as atrações estão localizadas fora da cidade, geralmente a uma distância de 20 a 50 quilômetros. Como não há transporte público para as atrações, quem visita Capitólio sem carro tem que pagar caro por corridas de táxi ou transferências de agências de viagens.

De Belo Horizonte a rota é pela BR 381 até Betim, onde você deve continuar até a BR 262 e dirigir até cruzar a MG-050, onde você deve pegar a estrada nacional com pedágio até chegar em Capitólio. Siga o Google Maps, que está livre de erros.

Foto: Reprodução

No verão (especialmente de dezembro a fevereiro) há muita chuva na região, e algumas cachoeiras e atrações podem ser fechadas no meio do dia devido ao risco de um tromba d’água No entanto, este é o ponto alto da temporada e o Capitólio está cheio de turistas de todo o Brasil. Do início de Março ao início de Junho é quente e a probabilidade de precipitação é muito menor. Esta é uma boa altura para visitar Capitólio. Pode ser frio entre meados de junho e o início de agosto, o que certamente fará com que a viagem seja contemplativa, já que a água da cachoeira já está congelada no calor, imagine se está frio. De meados de agosto a início de dezembro é outra boa hora para visitar o Capitólio porque é quente e geralmente não chove muito.

Durante as longas férias, o final do ano e o carnaval, a região está cheia de turistas. Os preços dos alojamentos estão a subir e é difícil encontrar um restaurante para jantar, pois há filas às portas de vários restaurantes no centro do Capitólio e os tempos de espera podem ser longos. Se possível, evitar esses períodos.

O centro de Capitólio concentra uma série de hotéis e pousadas e é uma boa solução para quem procura acomodações acessíveis, além dos benefícios do fácil acesso às loterias residenciais, supermercados, farmácias, comércio em geral, bares e restaurantes. Algumas pousadas estão localizadas próximas ou na rodovia MG-050, dando fácil acesso aos pontos turísticos do Capitólio e da região, mas o acesso a mercados, farmácias e comércio em geral é dificultado.

Foto: Reprodução

Para quem procura conforto, a melhor região para ficar em Capitólio é a Escarpas do Lago, a 7 km do centro da cidade. Escarpas do Lago é um condomínio de luxo com casas de luxo de alta qualidade, mas onde você pode encontrar acomodações com preços atrativos e excelentes vantagens de custo. No condomínio há restaurantes e bares de alta qualidade (e, portanto, preços altos), além do mercado.

É necessário deixar claro que uma estadia em Escarpas do Lago só é recomendado para aqueles que estão de carro e não se importam de viajar um pouco mais para chegar às atrações, porque o condomínio está localizado longe do centro da cidade na direção oposta deles.

10 Motivos Para Visitar Capitólio-MG

1 – Lago de Furnas

Primeiro, porque não conhecer de perto o famoso Lago de Furnas? Navegar no Lago de Furnas é uma experiência fantástica. É como estar num filme ou numa bela pintura. Há três possibilidades para este passeio: chalana, catamarã ou até mesmo outboard.

Os barcos saem do cais da Ponte do Rio Turvo, localizado no MG-050, a cerca de 25 km do centro do Capitólio. O passeio é um verdadeiro espetáculo e pretende levar o visitante a descobrir os cânions do lago. As visitas levam em média 3 horas de pura contemplação e muitas fotos. Além de poder admirar cada volta do barco na chegada ao canyon, o passeio permite que visitante desembarque para uma exploração e, é claro, um bom mergulho.

Foto: Reprodução

Chalana ou catamarã são muito confortáveis. Os barcos têm um bar, banheiro, coletes salva-vidas e um serviço de som ambiente. Os pontos visitados neste passeio são as ravinas da barragem das furnas e também a famosa Lagoa Azul. Esta rota é sensacional e quase obrigatória para quem vai ao Capitólio. Há também a possibilidade de um passeio de barco que, além de muito mais rápido, leva o visitante à cachoeira da Cascatinha (só para ver) e ao vale do Tucanos. No entanto, é importante notar que se você optar por fazer uma viagem de barco, o visitante não vai depender da conveniência do bar e dos banheiros.

2 – Cachoeira do Filó

Outra atração gratuita que também atrai atenção e é a mais fácil de ser acessada. Como se isso não bastasse, a Cachoeira do Filó tem piscina própria sob a encosta muito larga e com uma excelente profundidade para nadar ou uma pequena exploração submersa.

Foto: Reprodução

Este lugar também tem uma enorme área de areia, o que certamente convida você a passar algumas horas neste pequeno pedaço da montanha. O acesso à cascata é feito pela MG 050, em direção ao município de Passos, no km 319, imediatamente após o acesso ao Mirante de Furnas.

É sempre uma boa ideia lembrar que esta é uma atração gratuita e que não há infraestrutura turística como bares, restaurantes ou estacionamentos.

3 – Quedas do Paraíso Perdido

Este ponto é também um dos picos mais populares do Capitólio. O Paraíso Perdido é um circuito de 8 cachoeiras e 18 piscinas naturais com águas cristalinas e absurdas que atraem cada vez mais visitantes e turistas.

Foto: Reprodução

O ponto de partida é de fácil acesso, a cerca de 40 km do centro com MG 050 até a cidade de Passos, o que levará a uma entrada no km 321, já na cidade de São João Batista do Glória. A sinalização é eficaz. A estrutura é fantástica. Um lugar muito agradável com restaurante, banheiros e até churrascos. É um parque de campismo com um bom estacionamento.

Há também muitas piscinas e cachoeiras. Muito agradável, seguro, ideal para crianças. Para continuar para as outras piscinas e cachoeiras, você pode contar com o conselho de instrutores ou guias que estão presentes no local.

4 – Cachoeira da Cascatinha (Diquadinha)

Além das fantásticas vistas do Mirante, você pode ir um pouco mais além da bela cachoeira da Dicadinha (ou Cascatinha). Trata-se de uma bela formação rochosa através da qual corre água muito agradável, culminando em um pequeno e ultrapuro lago de cor dourada sob a influência da luz solar diretamente para o fundo do lago, sem obstáculos da água, que é muito cristalina.

Foto: Reprodução

Este lugar é ideal para se divertir, especialmente com crianças, pois o lago é raso e seguro. Relembrando: Por ser um espaço aberto no meio da natureza, não há apoio para turistas e até mesmo para serviços como bares e similares. É bom que tenhas preparado um cesto de piquenique.

5 – Cachoeira da Capivara e Cachoeira Pedra Ancorada

Um simples resort de natureza em um circuito com duas belas cachoeiras. A primeira, a Cachoeira Pedra Ancorada, tem uma piscina natural dividida em várias pequenas piscinas, criando pequenos pontos de hidromassagem. É claro que este é o lugar ideal para crianças.

Foto: Reprodução

A cerca de 1 km está a segunda cachoeira, a Cachoeira da Capivara, que por sua vez é um jogo para adultos. A Cachoeira da Capivara tem uma fonte enorme em sua piscina natural, segundo os guias, uma das maiores da região, mas tem solo regular e é ideal para mergulho. No entanto, se você não quiser mergulhar, você pode ficar em suas áreas mais rasas. Para essa atração você tem que pagar um ingresso de R$ 25, mas não há infraestrutura, e você precisa dessa levar seu alimento, bem como recolher o lixo.

O acesso às cachoeiras também é via MG 050 e está localizado no km 314 das cachoeiras. O local está muito bem sinalizado. Depois de entrar na rodovia, o visitante andará 2 km em uma estrada de terra batida (boa) até o estacionamento. A distância entre o estacionamento e a primeira cachoeira é de cerca de 300 metros.

6 – Mirante dos Canyons

Que tal uma das mais belas e deliciosas viagens gratuitas para o Capitólio? A cerca de 6 km da ponte sobre o rio Turvo, em direção a São João Batista, está o desfiladeiro do Mirante dos Canyons. Vários carros param nas margens do MG-050 para expor o lugar onde começa o pequeno trilho que conduz ao Belvedere. É uma caminhada suave no meio da vegetação, a apenas 200 metros de distância, até a enorme pedra que serve como um gazebo.

Foto: Reprodução

A vista é surreal, algo fascinante. Você sempre se lembrará dos cânions de pedra, do azul do lago e do horizonte de tirar o fôlego. Não há infra-estrutura turística em Mirante dos Canyon. Como o mirante é muito alto, vale a pena cuidar de tudo, especialmente daqueles com crianças. Além disso, o pôr-do-sol lá é uma experiência inesquecível!

7 – Canyon Cascata Eco Parque

Um dos pontos mais agradáveis e fáceis de alcançar e explorar. Este é o Canyon Cascata Eco Parque

Além das muitas cachoeiras, que são simplesmente magníficas, o Canyon Cascata Eco Parque tem uma piscina natural que chama a atenção graças às pedras do fundo, que parecem ter sido cortadas em formas quadriláteras e se sobrepõem de forma direcionada. É um trabalho impecável da natureza que podemos apreciar na maior riqueza de detalhes graças à transparência da água.

Foto: Reprodução

A área tem dois caminhos muito simples e bem sinalizados. Um com cerca de 500 metros que leva a cachoeiras e piscinas naturais e um maior com cerca de 1 km que leva a um mirante igualmente fantástico. Esta atração também segue o estilo do acampamento e tem toda esta estrutura: lanchonete, estacionamento e até chalés.

As primeiras piscinas estão localizadas ao lado da estrutura principal, o que também é muito bom para quem quer relaxar sem muito esforço.

8 – Cachoeira da Lagoa Azul

Após o mirante podemos voltar à lagoa para visitar a famosa Cachoeira da Lagoa Azul. A cachoeira da Lagoa Azul é uma das mais belas vistas do Capitólio com suas águas excepcionalmente claras. Sabe-se que faz parte da rota dos passeios de barco.

Foto: Reprodução

O problema é que se você foi para a lagoa para o pacote, é claro que você deve ir com eles, e você pode não gostar tanto quanto você gostaria. Portanto, a forma mais interessante de visitar este milagre é chegar à MG 050 numa pequena entrada junto ao Empório da Lagoa Azul no km 311. O local tem toda a estrutura para a caminhada: estacionamento, restaurante e lanchonete.

9 – Retiro Viking ou Quedas do Paraíso Proibido

O complexo do Retiro Viking, também conhecido como Quedas do Paraíso Proibido, consiste em 7 cachoeiras em 5 pontos: Cachoeira do Quelé, Cachoeira Patinho, Feio Cachoeira Trovão, Cachoeira Pequena Sereia e Cachoeira Caixinha de Surpresas.

Foto: Reprodução

É um lugar surreal com belas cachoeiras e ainda pouco conhecido. Localiza-se na MG 050, no Km 321,5, e segue por mais 7 km de estrada de terra batida da rodovia. A melhor coisa é estar de carro para andar por estes caminhos dentro do Retiro Viking, porque eles estão um pouco distantes um do outro. Para chegar ao Retiro Viking, pegue o mesmo caminho do Paraíso Perdido e siga a estrada de terra batida alguns quilômetros mais adiante.

10 – Morro do Chapéu

O Morro do Chapéu proporciona ao turista uma incrível vista privilegiada do Lago de Furnas, bem como de diversos municípios da região. Esse belo ponto turístico localiza-se a 12Km de Capitólio, na Rua do Dique, e tem mais de 1.200 metros de altitude.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta