Mapa da China

Você sabia que, na verdade, existem duas Chinas? Depois dos acontecimentos históricos do país nos últimos séculos, o cenário geopolítico que temos hoje possui duas nações em vez de uma.

A China que conhecemos é uma das nações mais antigas do mundo. Um império que atravessa milênios e possui vestígios históricos fascinantes até hoje. As suas dinastias imperiais são verdadeiros marcos no tempo que dividem suas eras e, também, as do resto do mundo.

Só que, após a Segunda Guerra Mundial, a partir de 1949, a China se viu envolvida em uma guerra civil, um confronto entre as forças nacionalistas (Kuomintang) e as comunistas leais ao Partido Comunista da China. Um dos personagens mais notórios desta época foi Mao Zedong, que comandou as forças comunistas durante esta guerra civil.

Após casualidades na casa dos milhões, um cessar-fogo foi obtido em 1950 com a vitória dos comunistas, que tomaram o controle da China continental. Aos nacionalistas restou o território da ilha de Taiwan, para onde haviam fugido após perderem o conflito. A partir daí, Taiwan passou a oficialmente a ser chamada de República da China.

De certa forma, aquela nação que vimos durar milênios mudava de endereço e nome para se chamar Taiwan. Ou, por outro lado, podemos ver que a história da China é tão rica que, mesmo se tornando República Popular da China, continua sendo a mesma que deu origem a dinastias históricas ao longo das eras.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta