pássaros venenosos da Papua Nova Guiné

Em geral, nós nos preocupamos com insetos venenosos e até com plantas que podem ter esse efeito. Mas, você sabia que existem até pássaros que carregam veneno? E que podem ser letais para os seres humanos? Algumas destas ameaças podem ser encontradas aqui mesmo na Papua Nova Guiné!

A Oceania possui o ecossistema mais rico do mundo, até porque a região foi a última a ser ocupada por humanos. Logo, muitas espécies únicas foram preservadas e, hoje, fascinam o resto do planeta. Isso também dá origem a animais que não possuem equivalentes no resto do mundo, como é o caso destes pássaros venenosos.

A primeira espécie descoberta se chama Pitohui (foto), também sendo a primeira vez que se percebia pássaros que carregam veneno letal na pele e nas penas. Os nativos costumam chamá-lo de “pássaro do desespero”. Isso porque, em uma situação de desespero em busca de comida, o Pitohui até pode ser comido, mas o esfomeado precisa cuidadosamente remover a pele e as penas e assá-lo adequadamente. Qualquer erro pode significar a morte.

E nós não acabamos por aí. Existe outra espécie de pássaro venenoso na Papua Nova Guiné. Com nome científico de Colluricincla Megarhyncha, este pássaro possui uma toxina letal semelhante à de sapos venenosos. Além da Papua Nova Guiné, o pássaro também ocorre na Indonésia e na Austrália. Por conta da sua coloração, consegue facilmente se camuflar em meio às folhas das árvores. Todo cuidado é pouco!

Quem explora o mundo precisa estar de olho não só nas belezas como também nas ameaças. Assim, é possível prosseguir viagem sem traumas. Antes de embarcar para qualquer lugar, informe-se sobre possíveis riscos que possam dificultar o seu passeio. Nós certamente tomamos as medidas adequadas de cuidados por aqui.

Artigo retirado do antigo site. Autoria dos Schurmann.

Deixe uma resposta