Mapa da Indonésia

Um dos aspectos mais fascinantes de viajar pelo mundo é conhecer várias culturas e visões diferentes em tantos lugares. A Indonésia é um dos países mais diversos do mundo, contando com centenas de grupos étnicos, cada um com seus costumes e crenças. Mitos e lendas explicam as origens do mundo, dos povos e relatam a existência de espíritos bons e demônios.

Mitos de criação do mundo são diversos e frequentes em múltiplas culturas ao redor do mundo. Boa parte dos grupos étnicos nativos da Indonésia possuem um misto de crenças influenciadas pelas religiões das imediações, como o hinduísmo. Povos antigos e Java e Bali acreditavam em uma entidade invisível com poderes sobrenaturais chamada de Hyang, que criou o universo.

A crença em uma entidade responsável pela criação do mundo é comum a boa parte das tribos locais, com algumas variações. Um caso especial é a dos grupos em Sulawesi, que acreditam que a Terra esteja nas costas de um gigantesco mamífero chamado babirusa-buru. Diz a lenda que um terremoto ocorreu quando o animal sentiu coceira nas costas e a esfregou contra uma grande palmeira.

A Ilha de Java possui mitos de criação específicos, também. Os registros históricos do mito de Tantu Pagelaran explicam que Batara Goru (Shiva) ordenou aos deuses Brahma e Vishnu que enchessem a ilha com pessoas. Na época, a ilha flutuava livremente pelo oceano. Para fazer com que ficasse fixa em um só lugar, os deuses a pregaram à terra ao mover parte da Índia e a encaixando a Java.

Artigo retirado do antigo site. Autoria dos Schurmann.

Deixe uma resposta