Nomes dos Oceanos

Assim como ruas e rodovias, os oceanos também têm canais e estreitos. E todos eles têm um nome. Boa parte deles se divide em origem história e geográfica. Confira:

Oceano Atlântico
A origem do nome deste oceano está associada à mitologia – Atlas era um titã grego que foi condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus para sempre. Heródoto foi o primeiro a fazer essa associação do titã ao oceano, mas foi Mercator que praticamente cunhou esse nome, ao inseri-lo em seu mapa no século 16, que persiste até os dias de hoje.

Oceano Pacífico
Esse nome foi dado por Fernão de Magalhães. Depois de atravessar um trecho de águas extremamente movimentadas – inclusive o estreito que hoje tem seu nome -, encontrou um mar calmo, pacífico.

Oceano Índico
Esse oceano tem seu nome diretamente associado à geografia, fazendo menção das regiões banhadas por suas águas: a Índia e a Indonésia.

Oceano Ártico
Esse nome tem origem nas estrelas. A localização do oceano Ártico é sob a constelação Ursa Menor. “Ártico” vem da palavra grega arctos, que quer dizer urso.

Oceano Antártico
Esse é o mais simples de todos: tem o mesmo nome do continente que banha. A origem do nome faz referência à oposição geográfica do local: anti+ártico.

Artigo de autoria dos Schurmann.

Deixe uma resposta