O vulcão Osorno

Continuamos pesquisando mais sobre nossos próximos destino e descobrimos que em breve estaremos perto de um vulcão, o Osorno.

Ele fica a 60km a noroeste de Puerto Varas. Apesar de Puerto Varas não estar em nossa rota, o vulcão é visível desde a grande ilha de Chiloé. A paisagem parece familiar e é comparada ao Monte Fuji, devido ao topo coberto por neve.

O vulcão fica à bordo do lago Llanquihue, no Chile, e tem 2652 metros de altura. Entre os séculos 18 e 19, entrou em erupção 11 vezes, mas já faz aproximadamente 125 anos que ele segue sem atividade.

O cientista Charles Darwin presenciou uma das erupções, em 1835. Ele até sugeriu a existência de uma relação entre a atividade simultânea entre vulcões distantes um do outro, mas havia se baseado em dados incorretos.

O vulcão é conhecido por uma atividade “feroz”. Dentro da mitologia local, diz-se que o vulcão abriga um poderoso e perverso espírito havia sido aprisionado no vulcão, Peripillán.

A razão para as erupções do vulcão pararem foi conceder ao espírito o coração da mais bela virgem do povo Huiliche. Peripillán havia sentido muita inveja quando soube que a virgem mais bonita de toda a tribo estava apaixonada por outro homem e anunciou que destruiria tudo por causa disso. A única maneira de evitar a tragédia seria dar o coração da jovem a ele. A jovem aceitou o sacrifício, mas pediu que apenas o seu amado tocasse nela, arrancando-lhe o coração. Quando isso aconteceu, suavemente percebeu-se neve caindo do céu, cobrindo a cratera do vulcão, calando-o.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta