Templo de Buda de Jade
Templo de Buda de Jade

Às vezes, evitamos passar por processos que nos causam dor, seja ela física ou emocional, porque não a suportamos. Mas, pode ser que no futuro, tudo venha a valer a pena.

Diz a lenda que uma cidade havia construído um bonito templo. Mas faltava uma estátua de Buda para ficar em seu centro. Assim, foi contratado um escultor para realizar o trabalho.

Dada a importância da obra, o escultor fez questão de escolher pessoalmente a pedra que daria origem à estátua de Buda. Ele optou por uma grande pedra de jade nas montanhas próximas à cidade e a partiu em duas, escolhendo uma delas para começar.

No primeiro talhar, a pedra começou a falar com ele.

“Dói muito. Não poderia me cortar de um jeito mais suave?” ela pediu.

Com paciência, o escultor respondeu:

“A resistência é um processo. Se você tiver determinação, terá uma nova vida no final desta dor. Confie em mim e por favor continue a suportar”, disse.

Como a pedra continuou a chorar e reclamar, o escultor decidiu abandoná-la e começar a trabalhar na outra metade, que havia sido rejeitada a princípio. Ele logo percebeu que esta suportava a dor com calma e sem gritos de dor.

“Por que você não pede que eu trabalhe de maneira suave como a outra?”, ele perguntou à pedra.

Ela respondeu: “Se eu lhe pedir isso, a estátua pode sair com problemas e necessitar de reparos. É melhor que tudo saia perfeito desde o início para não desperdiçar o tempo de ninguém”.

Com o tempo, o escultor terminou o trabalho na segunda pedra, transformando-a em uma bela estátua de Buda feita de jade. A outra metade foi reaproveitada em lajes de pedra. Esta perguntou à estátua de Buda:

“Por que você foi colocada para ser adorada assim no alto, enquanto que eu tenho que suportar ser pisoteada por milhares de pessoas todos os dias?”

A outra metade, que havia sido transformada em uma estátua de Buda, respondeu:

“É simples: você só teve que passar por um processo muito simples para se tornar lajes de pedra. Eu tive que suportar numerosos golpes para me tornar uma estátua de Buda.”

Quais processos dolorosos será que você já não abriu mão por medo que poderiam ter lhe levado a um caminho glorioso? Pense nisso para o futuro e continue navegando conosco! Aproveite para conhecer as opções de graduação da Estácio e conquiste um futuro promissor para sua carreira.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta