Antártica

A Antártica tem a impressionante marca de zero habitantes fixos. No entanto, sua população flutuante é em torno de 1000 pessoas. Quem são eles? São os pesquisadores e militares que ficam nas bases científicas do continente.

A Estação Antártica Comandante Ferraz foi uma base antártica pertencente ao Brasil. Localizada na ilha do rei George, começou a operar em 6 de fevereiro de 1984. Sua construção foi modular, cada parte foi levada até o local por um navio oceanográfico e também por navios da marinha brasileira. Em 2012, infelizmente, a base foi parcialmente destruída por um incêndio.

O nome da estação foi dado em homenagem a Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante brasileiro da marinha que já havia visitado o continente duas vezes – porém em navios britânicos. A homenagem deveu-se ao seu importante papel em convencer o Brasil a desenvolver um programa antártico.

Mas, boas notícias: a base já está em fase de reconstrução. Com uma área total de mais ou menos 3,2km2, ocupará o mesmo local, e serão investidos cerca de R$72 milhões. Sua inauguração está prevista para 2016.

É de extrema importância que o Brasil seja atuante na Antártica, pois a presença do país no território garante participação na decisão do futuro do continente.

Artigo de autoria dos Schurmann.

Deixe uma resposta