Bandeira da Austrália

A bandeira de um país reúne muitas características incríveis que ajudam a contar a história da própria nação. Com a Austrália não é diferente: as suas raízes como colônia estão estampadas no símbolo nacional, que também traz traços únicos que valorizam a Austrália como nação.

Existem três símbolos principais na bandeira australiana:

– O primeiro é o Union Jack, o símbolo nacional britânico. Ele serve como lembrete das origens da Austrália como colônia britânica, significando historicamente aliança ao Império Britânico. Lembra como nós falamos sobre a importância do Union Jack nas bandeiras quando discutimos o símbolo nacional da Nova Zelândia?

– O segundo é a Estrela da Commonwealth. O símbolo também é conhecido como Estrela da Federação e originalmente tinha seis pontas, representando as seis colônias britânicas. Hoje, possui sete: simbolizando os seis estados da Austrália mais o território de Papua Nova Guiné.

– Por fim, há também a constelação do Cruzeiro do Sul. Este é um dos conjuntos de estrelas mais reconhecíveis do céu, servindo de orientação para muitos navegadores encontrarem o seu caminho. Curiosamente, o Cruzeiro do Sul está na bandeira australiana desde os seus primeiros dias como colônia britânica.

Na verdade, existem duas variações da bandeira australiana: a azul e a vermelha. A primeira, mais difundida e conhecida, é o símbolo nacional padrão da Austrália. A variação em vermelho é utilizada exclusivamente para navegações mercantes.

Acha que é só no Brasil que se possui uma data comemorativa para homenagear a bandeira? Pois saiba que na Austrália também existe um Dia da Bandeira. Ele é comemorado em 3 de setembro, data em que a bandeira australiana foi erguida pela primeira vez após ter seu design escolhido.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta