Nha Trang

Saímos de Hong Kong dia 7 de maio rumo a Nha Trang Vietnam. Foram 665 milhas, com tempo bom, sem vento e a motor. Nosso neto Sebastian veio navegar conosco, nas suas férias da universidade.

Nas águas da baía de Hong Kong se percebe uma camada na superfície de poluição e não é só na água, mas também no ar. Tínhamos que lavar todos os dias o deck do veleiro Kat porque vinha uma fuligem preta pelo ar que impregnava tudo. Os velejadores locais apontam a cidade chinesa que faz fronteira com Hong Kong pela poluição. A poluição aérea vem através dos ventos.

Navegamos com uma pequena corrente contra, fizemos 144 milhas em 24 horas. O mesmo procedimento, muita atenção nos pequenos barcos de pesca com redes, por isso demos um bordo para fora nas rotas dos navios para fugir das redes de pesca. O tráfego intenso de navios diminuiu, somente barcos de pesca de lula com suas luzes possantes que parece mais uma cidade e se vê de muito longe. Nossa velocidade é lenta de 4 a 4,5 nós devido a corrente contra. Por termos decidido passar pela rota de navios e evitar as redes dos pescadores encontramos vários dele. Passamos a 1 milha do navio Marstal Maersk com 399 metros e 60 de boca com velocidade de 20,1 nós cuja velocidade relativa é de 24,6 nós.

Depois de muito tempo, no Mar da China, pela pesca desenfreada e muito lixo no mar pegar um peixe é coisa rara. Pois bem, conseguimos pescar uma cavala de 12 kg, um milagre. Chegamos no Vietnam em Nha Trang depois de 5 dias de navegação percorremos 771 milhas em 134,5 horas.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

5/5 - (1 vote)

Deixe uma resposta