Lavando roupa
Lavando roupa

Economizar água é uma das regras mais importantes a bordo do veleiro Kat! Tanto no nosso ritual do banho, quanto na hora de lavar louça e até mesmo para lavar nossas roupas.

Muita gente não sabe, mas temos uma máquina lava e seca. Usamos a máquina apenas quando estamos em algum porto ou marina e fazemos um uso consciente para evitar desperdício. A regra é sempre utilizar a capacidade máxima (12kg), apenas 1 ciclo de enxágue e o modo de lavagem rápida. Em nossos cálculos, para cada lavagem são utilizados 60 litros por lavagem.

Quando estamos navegando, para economizar água do tanque, fazemos o seguinte: tiramos o excesso de sujeira (barro e a areia) com água do mar. Depois, enchemos dois baldes, um com água e sabão e outro apenas com água limpa para enxaguar. Às vezes damos sorte, e lavamos as roupas mais pesadas, como capas e roupas de navegação, com a própria água da chuva.

Na hora de secar, para economizar energia, contamos com a ajuda do vento!  Prendemos as roupas no guarda-mancebo ao redor do veleiro Kat! Utilizamos muitos pregadores para que as roupas não voem! Quem nos encontra pelas águas e marinhas do mundo, já dever ter visto essa cena! Outro dia, por exemplo, fomos surpreendidos por uma chuva e tivemos que sair correndo para recolher as toalhas que estavam secando.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta