Foz do Iguaçu é um município brasileiro localizado no estado brasileiro do Paraná. Segundo estimativas do IBGE, em 2019 a população do município era de 258.532 pessoas. A distância da capital do estado é de 643 quilômetros e a área territorial é de 617.701 quilômetros quadrados, dos quais 61.200 quilômetros quadrados estão nos subúrbios. Configura-se como um dos principais destinos de turistas estrangeiros no Brasil e o primeiro na região sul.

Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que selecionou as 7 maravilhas da natureza, e da usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira geração de energia, que em 1996 foi considerada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

A cidade faz parte de uma região urbana com mais de 700.000 habitantes, incluindo Ciudad del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina, que faz fronteira com a cidade. O iguaçu é um topônimo indígena e originalmente pode ser dividido em Y (água) e Guazú (grande), que contêm o nome atual acrescentando uma vogal.

Foto: Reprodução

Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do terceiro planalto do Paraná, o município mais ocidental do Paraná. O relevo é ligeiramente montanhoso, o que contribui em grande medida para o desenvolvimento da agricultura. Sua altura varia em duzentos metros. Ao oeste da cidade corre o Rio Paraná, ao sul o Rio Iguaçu, ao norte o Lago Itaipu e ao sudeste o Parque Nacional do Iguaçu, uma das últimas reservas naturais intactas do Paraná. A sudoeste de Foz, os rios Iguaçu e Paraná se unem para formar a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Foz do Iguaçu é considerada uma das cidades mais multiculturais do Brasil, com mais de 72 grupos étnicos de diferentes partes do mundo, sendo os mais importantes italianos, alemães, hispânicos (argentinos e paraguaios), chineses, ucranianos e japoneses. A segunda maior comunidade libanesa no Brasil está representada. Em proporção, possui a maior comunidade islâmica do Brasil.

Devido à sua localização na fronteira com o Paraguai e a Argentina, Foz do Iguaçu tem uma alta prevalência de contrabando, drogas e armas, o que causa vários problemas sociais, especialmente a violência, o que torna a taxa de homicídios muito alta em relação à população. O município lidera o ranking de assassinatos entre os jovens do país.

Foto: Reprodução

As principais fontes de renda em Foz do Iguaçu são o turismo, que também promove o comércio e a prestação de serviços na região, e a produção de energia elétrica. É o segundo destino para turistas estrangeiros no país e o primeiro na região sul. Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente por suas atrações turísticas que atraem visitantes do Brasil e do mundo inteiro. As mais famosas são as chamadas Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu (a maior hidrelétrica do mundo para produção anual de energia).

Além das atrações tradicionais da cidade, outra atração para os turistas é a possibilidade de comprar produtos a preços reduzidos na vizinha Ciudad del Este. Durante todo o ano há um grande fluxo de Sacoleiros (conhecidos como pessoas que compram muito no Paraguai para revender no Brasil) que só atravessam a Ponte da Amizade para comprar, pois costumam passar a noite em Foz. Outra atração das cidades vizinhas é a oportunidade de aprender sobre o lado argentino das cataratas; perto você também pode visitar casinos, atividades não permitidas no Brasil.

As principais atrações da cidade são as chamadas Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Natural Mundial da UNESCO), a usina hidrelétrica binacional de Itaipu (a maior usina anual do mundo), símbolo das Três Fronteiras, o estuário do rio Iguaçu no rio Paraná (território, onde se encontram as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai), a Ponte da Amizade Internacional (fronteira entre Brasil e Paraguai) e a Ponte da Irmandade (fronteira entre Brasil e Argentina), o Parque das Aves (com cerca de 900 aves de 150 espécies), entre outros. Foz do Iguaçu possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, próximo ao aeroporto internacional de Cataratas, servido pelas principais companhias aéreas nacionais e internacionais. Além das atrações turísticas populares, há uma grande variedade de restaurantes, churrascos, bares e discotecas, além de dois shopping centers. O acesso à rua é pela BR-277, que termina na Ponte da Amizade.

Foto: Reprodução

Dicas do que fazer em Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

Quando falamos de dicas turísticas em Foz do Iguaçu, temos que falar sobre as Cataratas do Iguaçu e suas belezas naturais. As cachoeiras podem ser visitadas do lado brasileiro e argentino, cada um com seu próprio roteiro, experiências e diferentes perspectivas. Mas não importa qual lado você escolher, você estará imerso em uma experiência de proteção ambiental.

Que tal aproveitar a imensidão das cachoeiras e desfrutar de um turismo mais lento (que requer mais tempo)? Caminhe ao seu próprio ritmo, desfrute cada minuto e aprecie as cataratas mais com os olhos do que com a lente da câmera.

Foto: Reprodução

Bares de Gelo

Foz do Iguaçu é amplamente conhecida pelo seu grande calor que dura ao longo de todo o ano, então imagine ir ao município e poder se divertir “congelando” em um bar de gelo? É verdade, nos últimos anos, os bares de gelo tornaram-se uma realidade em Foz do Iguaçu.

Com diferentes formatos, os bares de gelo de Foz do Iguaçu são atrativos e oferecem uma experiência que agrada tanto os turistas como seus moradores. E de acordo com o conhecimento dos últimos anos, são passeios que se consolidarão e merecem ser feitos.

Foto: Reprodução

Blue Park

Você sabia que em Foz do Iguaçu existe uma “praia”, mesmo que o município esteja a cerca 600 km do litoral? No final de 2018 foi inaugurada a primeira fase do Blue Park, um novo parque aquático com uma praia termal com diversos tipos de ondas, areia real e uma instalação especial para o entretenimento dos turistas e visitantes de Foz do Iguaçu.

Foto: Reprodução

Compras no Paraguai

Ciudad del Este, no Paraguai, é um destino chave para quem quer fazer compras na região, e nos últimos anos as principais lojas foram modernizadas para atender a nova realidade do turismo de compras. Estas lojas foram renovadas em megastores com uma grande variedade de produtos, seguros para comprar e com um excelente serviço.

As flutuações de preços em dólares são um problema que deve ser considerado ao você planejar uma viagem de compras no Paraguai. No entanto, em muitos casos ainda é vantajoso comprar produtos no Paraguai, especialmente produtos eletrônicos, que custam quase metade do valor do Brasil.

Foto: Reprodução

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu vem se configurando como um lugar turístico diferente, um espaço cultural e social, com atrações para caminhadas e outros espaços de entretenimento. Hoje é uma atração turística que transmite segurança e modernidade aos visitantes e turistas que a visitam.

Foto: Reprodução

Macuco Safari

Um dos passeios mais populares para turistas que viajam para Foz do Iguaçu é o Macuco Safári. O passeio está localizado no Parque Nacional do Iguaçu e leva os visitantes a uma aventura sob as cachoeiras das Cataratas do Iguaçu. Após um passeio de carro elétrico pelo centro do parque nacional, o passeio de barco é o ápice da aventura ao longo do Rio Iguaçu, onde banhar-se nas cachoeiras é o destaque do passeio.

Para aventureiros há ainda a possibilidade de fazer o Macuco Safari + Rafting, nesta opção primeiro fazemos o tradicional Macuco Safari Tour e depois descemos para o Pier Rafting onde treinamos um pouco, e depois de usar o equipamento de segurança descemos as corredeiras do Iguaçu em um bote de borracha, naturalmente acompanhado por uma equipe de profissionais.

O Macuco Safari Tour acontece no Parque Nacional do Iguaçu, na Rodovia das Cataratas, a 25 km de Foz do Iguaçu. Local da cachoeira brasileira. A entrada para o Parque Nacional do Iguaçu não está inclusa no passeio. Este preço não inclui o transporte para o local da excursão. Preços de consulta. O Macuco Safari acontece todos os dias das 9h00 às 17h00. O Loumar Turismo, na Foz do Iguaçu, tem vários passes turísticos especiais, incluindo o Macuco Safári a preços especiais.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta