Guerra Vietnã

É muito triste constatar como a guerra pode deixar cicatrizes permanentes na história de muitos países. O Vietnã é um deles. Apesar de hoje exibir sinais valiosos de progresso, ainda assim temos que concordar a Guerra do Vietnã mudou para sempre o curso da história desta região.

Cerca de 2 milhões de vidas foram perdidas neste conflito terrível. A maioria destes eram civis. O conflito foi uma culminação de tudo o que já havia ocorrido com as tensões da Guerra Fria e das nações Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.

Tudo mudou com a entrada dos Estados Unidos no conflito, situando-se a favor de Saigon. Isso, claro, jogou ainda mais brasa na fogueira da Guerra Fria.

A Guerra do Vietnã foi importante para a formação de uma consciência global. Diferentemente de outras guerras, esta foi televisionada, plenamente divulgada na mídia, o que teve um efeito contrário ao esperado pelos exércitos: o público norte-americano se indignou diante de tanta violência. Não ajudou o fato de o Escândalo de Watergate ter estourado junto disso tudo.

Surgiram movimentos contra a Guerra do Vietnã em diversas cidades americanas. Na primeira metade dos anos 70, os EUA começaram a retirar as suas tropas do Vietnã após a receptividade negativa em casa.

Vitorioso, o governo comunista do Vietnã do Norte se encarregou de investir na economia do país e trabalhar a favor de uma reunificação pacífica. Com o passar dos anos, o governo foi se abrindo para o mercado e a economia do país se desenvolveu ainda mais.

Que o futuro seja bom para o Vietnã, um lugar com lindas paisagens que merece o melhor para os seus cidadãos. Esta passagem já se tornou inesquecível.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta