Gatinho da sorte
Gatinho da sorte

Curtiu o post sobre as superstições japonesas? Então fique de olho pois hoje vamos falar mais sobre isso, em especial sobre os amuletos de sorte que o povo japonês usa.

Olha só:

Gatinho da sorte
Este simpático gatinho decorativo é um dos principais símbolos para atrair sorte no Japão. Chamado de Maneki-neko, este boneco geralmente é feito de cerâmica ou plástico e retrata um gato de pé com uma das patas para cima. Por proporcionar dinheiro e sucesso nos negócios, o boneco é muito fácil de encontrar em vários estabelecimentos comerciais e restaurantes.

Qual pata está levantada é um detalhe muito importante da mitologia por trás do Maneki-neko. Se é a esquerda, é para atrair clientes. No caso da direita, é para atrair dinheiro. Só que estas interpretações diferem dependendo do lugar.

Boneco dos desejos
Outro símbolo de sorte famoso no Japão é a boneca Daruma. Trata-se de uma boneca pequena, redonda e oca com aparência inspirada no Bodhidharma, fundador do segmento Zen do Budismo. Em geral elas são vermelhas e retratam um homem barbudo. Cada uma é diferente, trazendo características da região onde é feita.

Em geral, o boneco não possui os olhos pintados. Quem a recebe preenche um deles e faz um pedido. Quando este se realiza, então o outro olho é pintado. Esse costume tem tudo a ver com esclarecimento, de forma que para realizar o que você deseja, é preciso ter comprometimento e o conhecimento necessários.

Amuleto protetor
O povo japonês adora amuletos, como pudemos ver até agora. Existe um tipo bem especial chamado de Omamori. Trata-se de pedaços de seda em um formato vertical pendurado por um fio. É um amuleto fortemente associado às tradições xintoístas.

Existem vários tipos de Omamori, como os que oferecem proteção no trânsito, manter o mal longe, trazer sorte, para casar e muito mais. Todo tipo de aflição possui um amuleto especial! Qual você escolheria?

Artigo retirado do antigo site. Autoria dos Schurmann.

Deixe uma resposta