Cancún é uma cidade no sudeste do México, na costa nordeste da Península de Yucatán, no estado mexicano de Quintana Roo. É um importante destino turístico no México e sede do município de Benito Juárez. A cidade está localizada no Caribe e é um dos pontos mais a leste do México.

Cancún está localizada ao norte da costa mexicana e é conhecida como a Riviera Maya. Em documentos ingleses mais antigos, o nome da cidade é às vezes chamado “Cancoon”, que é uma tentativa de transmitir o som do nome.

A marca registrada do município de Benito Juárez, que representa a cidade de Cancún, foi desenhada pelo artista mexicano-americano Joe Vera. Está dividido em três partes: A cor azul simboliza o Mar das Caraíbas, a areia amarela e o sol vermelho com os seus raios.

Como documentado nas primeiras fontes coloniais, Cancún era originalmente conhecida pelos maias como Nizuc, que significava “capa” ou “folha de erva”. Nos anos que se seguiram à conquista, grande parte da população maia morreu ou foi abandonada em consequência de doenças, guerras, pirataria e fome, deixando apenas pequenas povoações nas ilhas de Mujeres e Cozumel.

Foto: Reprodução

O nome Cancún, Cancum ou Cankun aparece pela primeira vez em mapas do século XVIII. O significado de Cancún é desconhecido e não se sabe se o nome vem de Maya. Se for Maia, traduções como “Lugar/Sit/Thron da Serpente” ou “Serpente Encantada” são possíveis. A iconografia da serpente foi difundida na zona pré-colombiana de Nizuca.

Quando a zona começou a desenvolver-se como estância de férias, a 23 de Janeiro de 1970, Isla Cancún tinha apenas três habitantes, todos os administradores da plantação de coco Dom José de Jesús Lima Gutiérrez que viviam em Isla Mujeres. Perto de Puerto Juárez, uma vila de pescadores e uma base militar, havia aproximadamente 117 pessoas morando lá.

O governo mexicano financiou os primeiros nove hotéis por causa da relutância dos investidores em estabelecer negócios em uma área desconhecida. O primeiro hotel patrocinado foi o Hyatt, Cancún Caribe, mas o primeiro hotel construído foi o Playa Blanca, que mais tarde se tornou o Blue Bay Hotel. O hotel foi renomeado como Temptation Resort. Naquela época, era um destino de elite, conhecido por suas praias de areia branca imaculada.

A cidade foi fundada em 1974 como um projeto turístico como um centro totalmente planejado, pioneiro do Fundo Nacional de Promoção do Turismo (FONATUR), anteriormente conhecido como INFRATURE. Desde então, a ilha passou por uma profunda transformação de uma ilha de pesca cercada por uma selva e um litoral desconhecido para um dos dois mais famosos resorts mexicanos, incluindo Acapulco. Em 3 de Fevereiro de 2007 A Organização Mundial do Turismo (OMT) atribuiu o prémio “por excelência e boa governação” ao Trust for Tourism Promotion of Cancun através da criação da UNWTO-Themis. O prêmio também contou com o apoio do Ministério da Educação e Gestão do Conhecimento da OMC.

Foto: Reprodução

A maioria dos moradores de Cancún vem de Yucatán e de outros países mexicanos. Mais e mais pessoas estão vindo do resto da América e da Europa. Os governos locais têm procurado prestar serviços públicos para apoiar fluxos populacionais sustentáveis e reduzir as invasões e mudanças irregulares, que hoje representam cerca de 10-15 por cento da área continental na periferia da cidade.

No século XXI, Cancún evitou em grande parte o derramamento de sangue associado ao tráfico de drogas ilícitas, mas é conhecida pela sua venda a retalho de drogas a turistas e pelas suas actividades de branqueamento de capitais. As ligações de Cancún remontam à década de 1990 e início dos anos 2000, quando a área era controlada pelos cartéis de drogas Juárez e Golf. Nos últimos anos, o grupo Los Zetas, que se separou do cartel do golfe, assumiu o controle de muitas das rotas de contrabando de Yucatán, segundo a administração antidrogas dos EUA.

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas 2010 realizou-se em Cancún de 29 de Novembro a 10 de Dezembro deste ano.

Não admira que Cancún se tenha tornado o centro das atenções e um dos destinos turísticos mais populares do México nas últimas décadas. A temperatura média anual é de 27 graus Celsius e pode chegar a quase 40 graus Celsius no verão. As faixas de areia são banhadas pelo Mar do Caribe, com águas mornas que alcançam incríveis tons de azul. Os resorts à beira-mar comprometem-se a entregar-lhe tudo a poucos passos do seu quarto: comida, entretenimento, massagem. No Kukulcán Boulevard, a principal avenida que se estende desde a Lagoa Nichupté até ao mar, há muitos restaurantes, centros comerciais repletos de marcas internacionais e eventos animados. A atmosfera é semelhante à da Flórida, com uma estrutura projetada para agradar os americanos que querem passar suas férias sem se sentir muito longe de casa.

Foto: Reprodução

Cancún é também a porta de entrada para a chamada Maia Riviera, cerca de 120 km de bela costa que combina uma das mais diversas formas de vida marinha do país, com o segundo maior recife de corais do mundo, e mais florestas indígenas que cercam as famosas paisagens, cavernas e rios subterrâneos. Ilhas como Isla Mujeres, a poucos quilômetros ao sul de Cancún e Cozumel, convidam você a mergulhar ou mergulhar com tubo de respiração, enquanto ruínas maias como Cobá e Chichén Itzá dão um toque cultural à viagem. Também fazem parte da região de Playa del Carmen, com sua própria coleção de hotéis e restaurantes e Tulum, que abriga um sítio arqueológico de mesmo nome e, nos últimos anos, um dos lugares mais hipnotizados do mundo, um ponto de vida rústica e chique. O desenvolvimento da região fez com que valesse a pena considerar a possibilidade de partilhar uma estadia entre Cancún e alguns dos seus vizinhos para desfrutar de experiências diferentes.

A alta temporada dura de dezembro a março, inverno no hemisfério norte quando a temperatura varia entre 22 e 30 graus e o clima é relativamente seco (em janeiro pode haver chuva). Março é uma semana de descanso para os jovens americanos, por isso, se não quiser ficar zangado, evite hotéis de festa e discotecas com tudo incluído. Abril e Maio são meses inteligentes para escapar aos altos preços dos hotéis e aproveitar o bom tempo. Em junho há chuvas, em julho elas diminuem um pouco e em agosto começa a temporada de furacões, que dura até novembro. É pouco provável que o experimente, mas viajar nessa altura significa estar exposto a uma semana inteira de chuva e vento, especialmente em Setembro e Outubro. As tempestades arrefecem em Novembro.

O Aeroporto Internacional de Cancún está localizado a cerca de 15 km da área do hotel. Aeroméxico (via Cidade do México), Avianca (via Bogotá), Copa (via Panamá), Latam (via Lima), entre outros, voam do Brasil. Na alta temporada, estes são geralmente fretamentos aéreos diretos.

Os hotéis geralmente organizam transferências de e para o aeroporto. Há também uma grande variedade de vans e táxis disponíveis no aeroporto. Os autocarros ligam o aeroporto ao centro de Cancún (mas não à área do hotel).

Foto: Reprodução

O que é Spring Break Cancun?

Spring Breack Cancun é uma grande festa com muita diversão e calor! Se você está procurando a experiência mais louca da sua vida, com festas na praia e na piscina todos os dias, DJs & MCs, headliners semanais, e muito mai, então você deve ficar em um dos resorts do festival, Krystal ou Oasis. Espere um cenário de praia gigantesco, concursos de férias de primavera, acomodações com tudo incluído (tudo o que você pode comer e beber) e acesso exclusivo às melhores festas. Não tem a certeza se você pode curtir o festival ou talvez o teu orçamento esteja muito apertado? StudentCity e Inception Fest também oferecem resorts como Imperial Las Perlas, Park Royal, Aloft, e outros, que não estão bem no meio de toda a ação, mas ainda oferecem a experiência do clube Inception Fest que você está procurando.

O Spring Break Cancun tratapse da maior festa de estudantes americanos e canadense. O festival é realizado anualmente em março e tem duração ao longo de todo o mês. O festival acontece em março justamente pelo fato de muitos colégios e universidades americanas e canasendes promoverem férias de semana divididas durante março (dependendo do ano o festival tem início na última semana de fevereiro e término na primeira semana de abril).

Foto: Reprodução

As únicas comemorações dos dias de primavera que você encontrará em Cancun são nos StudentCity Headquarters Hotels, Oasis e Krystal. Os hóspedes destes hotéis têm acesso gratuito às festas todos os dias. Se você não está hospedado em um desses hotéis, mas quer participar das festas, você deve viajar com StudentCity. Apenas os viajantes StudentCity têm a opção exclusiva de comprar passes diários com antecedência nestes hotéis, o que garante o acesso aos feriados do dia! Hospedagens no Krystal & Oasis incluem:

Refeições e bebidas incluídas (apenas para hóspedes do hotel e titulares de passes diários)
Cena e produção massiva na praia
DJs e MCs todos os dias
DJ semanal
Concurso de Férias da Primavera
Seções VIP exclusivas e serviço de bebida para compra

Deixe uma resposta