O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da América Latina, o quinto maior país do mundo em termos de área (equivalente a 47,3% do território da América do Sul) e o quinto maior em termos de população (com uma população de mais de 210 milhões). É o único país da América onde o Português é a língua oficial e mais falada, e o maior país de língua portuguesa do mundo, bem como um dos países mais multiculturais e etnicamente diversificados do mundo devido à forte imigração de diferentes países. A atual Constituição, que entrou em vigor em 1988, estabelece que o Brasil é uma república presidencial federada composta por 26 estados, um distrito federal e 5.570 municípios.

O Brasil faz fronteira com o Oceano Atlântico a leste e tem uma costa de 7.491 km. O país faz fronteira com todos os outros países da América do Sul, exceto Chile e Equador, que fazem fronteira com a Venezuela, Guiana, Suriname e o departamento ultramarino francês na Guiana Francesa ao norte, Colômbia ao noroeste, Bolívia e Peru ao oeste, Argentina e Paraguai ao sudoeste e Uruguai ao sul. O território brasileiro inclui vários arquipélagos, como Atol das Roccas, São Pedro e o arquipélago de São Paulo, Fernando de Norona (o único arquipélago habitado por civis) e Trinidad e Martin Vas. O Brasil também abriga uma variedade de vida selvagem, ecossistemas e vastos recursos naturais em vários habitats protegidos.

Imagem: Reprodução

A área que agora forma o Brasil foi descoberta pelos espanhóis em 26 de janeiro de 1500, durante uma expedição liderada por Vicente Yáñez Pinzón, e em 22 de abril do mesmo ano pelos portugueses, durante uma expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Esta região, então habitada por índios e dividida em milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes, ficou sob o Tratado de Tordesilhas a Portugal e tornou-se uma colônia do Império Português. Os laços coloniais foram cortados quando, em 1808, a capital do Reino de Lisboa foi transferida para o Rio de Janeiro após a invasão francesa de Portugal por Napoleão Bonaparte. Em 1815, o Brasil passou a fazer parte do Reino Unido com Portugal. Originalmente independente como um império, enquanto monarquia constitucional parlamentar, o Brasil tornou-se uma república em 1889 como resultado de um golpe de Estado liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora uma legislatura bicameral, o atual Congresso Nacional, tenha existido após a ratificação da primeira constituição em 1824. Originalmente independente como um império, enquanto monarquia constitucional parlamentar, o Brasil tornou-se uma república em 1889 como resultado de um golpe de Estado liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora a legislatura bicameral, o atual Congresso Nacional, tenha existido após a ratificação da primeira constituição em 1824. Desde o início do período republicano, o regime democrático foi interrompido por longos períodos de regimes autoritários até o advento de um governo civil e democraticamente eleito em 1985, quando terminou a ditadura militar.

O PIB do Brasil ocupa a oitava posição no mundo em termos de paridade de poder de compra e nominal (PPC). O país é um dos celeiros mais importantes do mundo e o maior produtor de café dos últimos 150 anos. O Banco Mundial considera que é um dos países de alta renda e recém-industrializados que respondem pela maior parte da riqueza mundial na América Latina. Como potência regional e média, o país tem reconhecimento e influência internacional, e vários analistas também o classificam como uma potência mundial em desenvolvimento e uma superpotência potencial. É membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), do Grupo dos Vinte, dos BRICS, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União Latina, da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O território brasileiro é dividido em dois círculos imaginários: a linha equatorial, passando pela foz do Amazonas, e o maciço tropical de Capricórnio, passando pelo município de São Paulo. O país ocupa um vasto território ao longo da costa leste da América do Sul e inclui a maior parte do continente, fazendo fronteira com o Uruguai ao sul, Argentina e Paraguai a sudoeste, Bolívia e Peru a oeste, Colômbia a noroeste e Venezuela, Suriname, Guiana e o departamento ultramarino francês na Guiana ao norte. O país tem fronteira com todos os países da América do Sul, com exceção do Equador e do Chile. Também inclui vários arquipélagos oceânicos como Fernando de Norona, Atol das Roccas, São Pedro e São Paulo e Trindade e Martin Vas.

Foto: Reprodução

O Brasil é o quinto maior país do mundo, depois da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, e o terceiro maior das Américas, com uma área total de 8.515.767.049 quilômetros quadrados (km²), incluindo 157.630 km² de água.10Seu território abrange quatro fusos horários: do UTC-5 no Acre e no sudoeste da Amazônia ao UTC-4 no Acre; UTC-4 no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondon, Roraima e a maior parte da Amazônia; UTC-3 (horário oficial do Brasil) em Goiás, Distrito Federal, Pará, Amap e todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Atlântico e Sul e UTC-2].

O terreno brasileiro também é diversificado e inclui colinas, montanhas, planícies, planícies, planaltos e montanhas. As principais terras altas cobrem mais de metade da parte sul do país. A parte noroeste do planalto é constituída por relevos, vastas encostas e encostas arredondadas. A parte sudeste é mais robusta, com uma massa complexa de cordilheiras e cadeias montanhosas que atingem altitudes de até 1200 metros. Estas incluem as linhas Espignaso, Mantikeira e Mar.

Ao norte, o Planalto da Guiana é uma importante vala de drenagem que separa os rios que correm ao sul da bacia amazônica daqueles que desembocam no sistema Orenoco na Venezuela ao norte. O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, na Serra do Imeri (fronteira com a Venezuela) com uma altura de 2.994 metros, e o mais baixo é o Oceano Atlântico.

O Brasil tem um sistema fluvial denso e complexo, um dos mais longos do mundo, com oito grandes bacias hidrográficas que desembocam no Oceano Atlântico. Os rios mais importantes são o Amazonas (o maior rio do mundo, tanto em extensão como em vazão, com 6.937,08 km e 12,5 bilhões de litros por minuto), o Paraná e seu maior afluente, o Iguaçu (que inclui as Cataratas do Iguaçu), o Negro, São Francisco, Xingu, Madeira e Tapajós.

Imagem: Reprodução

As 10 Melhores Praias do Brasil

O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua riqueza cultural e histórica aliada às belezas naturais, especialmente do litoral. As praias brasileiras recebem milhões de turistas anualmente e muitas delas atraem visitantes por apresentar qualidades e características únicas. A seguir, confira o ranking das 10 melhores praias do Brasil:

1 – Praia do Forno, Arraial do Cabo (RJ)

É impossível fazer uma lista das melhores praias do Brasil sem falar na Praia do Forno, um dos paraísos mais incríveis de Arraial do Cabo. Para lá chegar, é preciso tomar o caminho no final da Praia dos Anjos, com uma pequena subida que demora aproximadamente 20 minutos a pé.

Uma vez terminada a escalada, relaxe e desfrute de uma vista deslumbrante do ponto de vista dos turistas, com bancos colocados em locais estratégicos para desfrutar da paisagem única. Se quiser “evitar o cansaço”, você pode chegar de barco até a Praia do Forno, num passeio mais tranquilo que também começa na Praia dos Anjos.

Foto: Praia do Forno, Arraial do Cabo (Reprodução)

Não importa como você decida viajar para a Praia do Forno, a visita vale a pena. Com uma extensão de quase 500 metros, você vai encontrar várias atrações no local. Quem gosta de emoção pode ficar no lado direito da praia, cheio de bares e quiosques. Aqueles que preferem relaxar e desfrutar da natureza, podem caminhar até o final da faixa de areia e desfrutar de um terreno mais tranquilo, quase sem turistas. Se preferir mergulhar, a Praia ao Forno é também uma excelente opção, pois é possível fazer snorkel e detectar tartarugas, ostras e várias formas de vida marinha.

2 – Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

A Baía do Sancho trata-se da praia favorita de Fernando de Noronha, é amplamente escolhida como destino de viagem por muitos turistas e visitantes do Brasil e de todo o mundo, e deve incluir o ranking das 10 melhores praias do Brasil!

Foto: Baía do Sancho, Fernando de Noronha (Reprodução)

A praia tem uma faixa de areia limpa e água cristalina em vários tons e belas falésias cobertas de vegetação. Outra vantagem é que a Baía do Sancho é um excelente destino daqueles que gostam de praticar mergulho livre, oferecendo boas vistas dos recifes de coral e da vida marinha.

Aqueles que querem visitar a Baía de Sancho podem ir de barco ou por conta própria e desfrutar da paisagem tranquila. A visita é espetacular ao longo de todo o ano, mas durante a estação chuvosa (abril a julho) você pode ver cachoeiras fluindo como cortinas de água.

3 – Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

A Praia do Patacho compete com Lage como a melhor praia da cidade de Porto de Pedras, no estado do Alagoas. Ambas têm areia e água limpas, e coqueiros que moldam a paisagem. Quase desabitadas, são ideais para turistas que querem relaxar e desfrutar da natureza.

A grande vantagem da Praia do Patacho é que à medida que a maré vai saindo, ele ganha várias piscinas naturais lindas. Além disso, tem vários outros pontos positivos, como uma localização privilegiada e de fácil acesso, um pequeno número de turistas e, claro, uma beleza incrível.

Foto: Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (Reprodução)

Outra atração a não perder são as noites de lua cheia, quando você pode ver a lua nascer do mar – um espetáculo que merece algumas fotos e que você pode ver melhor na maré alta. No entanto, a Praia do Patacho não possui estruturas como quiosques, bares ou restaurantes. Por esta razão, os turistas devem usar guarda-chuvas, lanches e bebidas para passar o dia sem medo. O sol está presente durante todo o ano nesta parte de Alagoas, mas entre maio e junho, geralmente chove mais.

A Praia do Patacho está localizada em Porto de Pedras, a 10 km de São Miguel dos Milagres. O acesso entre municípios é feito através de uma pequena estrada que pode ser intransitável em caso de chuva.

4 – Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)

Esta praia é considerada uma das mais belas praias do litoral de Pernambuco e é tamém um dos destinos de lua-de-mel mais populares entre os recém-casados e casais apaixonados.

Com uma extensão de 5 km, a Praia dos Carneiros é caracterizada por ampla presença de coqueiros, oferecendo águas mornas e uma paisagem impressionante formada pela foz do Rio Formoso e um muro de recifes.

Foto: Praia dos Carneiros, Tamandaré (Reprodução)

A Praia do Carneiros também oferece aos turistas a oportunidade de nadar em piscinas naturais ou desfrutar da vista dos belos bancos de areia, também uma das características marcantes da Praia dos Carneiros. Outro ponto de interesse é a igreja de São Benedito, construída no século XVIII e localizada às margens do rio Formoso.

5 – Praia de Antunes, Maragogi (AL)

Uma das atrações mais procuradas de Maragogi, também em Alagoas, a Praia de Antunes atrai turistas e visitantes especialmente devido à sua tranquilidade. Está localizada a 7 km do centro da cidade e é também uma obrigação para viajantes com crianças.

Nas marés baixas você pode ver os enormes bancos de areia salientes do mar. Este é o momento certo para planear a sua viagem e explorar as piscinas naturais cheias de peixes coloridos. A água cristalina fica ao nível dos joelhos e o mar mantem-se calmo, ideal para as crianças nadarem (sempre sob a supervisão de um adulto, é claro).

Foto: Praia de Antunes, Maragogi (Reprodução)

Além das piscinas naturais, os turistas podem aproveitar para explorar a área de barco, caiaque ou buggy pela areia branca deste paraíso em Alagoas. No entanto, como a praia não é muito estruturada, recomenda-se levar cadeiras e guarda-sol, bebidas e lanches.

A praia de Antunes é acessível de carro, a partir da AL-101 Norte e através de uma propriedade privada aberta à passagem, de barco, lancha, buggy ou uma das vans que vão de Maragogi a Peroba (peça para parar na Praia de Antunes).

6 – Praia do Rosa, Imbituba (SC)

No litoral de Santa Catarina também há coisas valiosas como Praia a Rosa, a cerca de 70 km de Florianópolis. Nos anos 70, a praia era o lar de hippies e surfistas, e hoje recebe turistas de todo o mundo.

Embora esteja sempre no ranking das 10 melhores praias do Brasil, ainda tem seu tom mais simples, com respeito ao meio ambiente, o que colocou a Praia do Rosa no radar dos surfistas e estrelas nacionais e internacionais.

Foto: Praia do Rosa, Imbituba (Reprodução)

A praia em forma de meia-lua tem quase 3 km de extensão e está localizada no centro da região lacustre, cercada por Serra a Tabuleiro. À esquerda está o Rosa Norte, que é mais famoso e movimentado. No centro há um lago central, com um mar mais calmo, que é muito apreciado pelas famílias. No canto sul, onde é a melhor estrutura, com restaurantes, quiosques e aluguel de guarda-chuvas e cadeiras.

Além da beleza natural da Praia ao Rosa, você também pode fazer caminhadas ou cavalgadas e desfrutar de diversos esportes, como kitesurf e windsurf.

7 – Praia de Castelhanos, Ilhabela (SP)

O litoral de São Paulo também tem praias deslumbrantes como a Praia de Castelhanos, na paradisíaca Ilhabela. Com uma extensão de quase 1,5 km, a praia tem areia limpa, mar aberto com ondas fortes e uma impressionante cor azul. Tudo isso é cercado pela incrível beleza da Mata Atlântica.

Foto: Praia de Castelhanos, Ilhabela (Reprodução)

Além dos dias à beira-mar, os visitantes também podem usar várias trilhas para visitar as praias vizinhas ou caminhar ao longo das Cataratas do Gato, uma das maiores da ilha.

No entanto, o acesso a este paraíso é um pouco mais complicado pois só se pode ser acessado a 4×4 de carro, motocicleta ou barco. Você também deve seguir o cronograma, pois a praia está localizada no Parque Nacional e tem um limite de visitantes diários.

8 – Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

A Praia de Lopes Mendes localiza-se na Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, e tem quase 3 km de areia branca e fina, além de mar transparente em vários tons de azul. Por isso, é uma das praias mais procuradas da região. No canto direito da praia há várias formações rochosas, ao lado de coqueiros e árvores com muita sombra para os banhistas. O canto esquerdo, um pouco mais deserto, tem água mais calma.

Foto: Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (Reprodução)

A Praia de Lopes Mendes não oferece aos turistas uma estrutura extensa, mas apenas alguns vendedores ambulantes nos finais de semana e durante a temporada. Por isso, lembrem-se de levar algo para comer e beber.

Há algumas maneiras de chegar à praia, como um passeio de barco e um trecho de quase 1 km, um trecho que começa na Vila Abraão (quase 3 horas a pé) ou um trecho de barco que visita várias praias da parte sul da Ilha Grande.

9 – Praia Itacoatiara, Niterói (RJ)

Perto do Rio de Janeiro, em Niterói, há a Praia de Itacoatiara, verdadeiro um paraíso tropical perdido. Com água azul cristalina, este lugar é um muro de proteção para o surf e muito popular entre os jovens e os fisiculturistas. Cercada pelo Parque Serra Tiririca, a beleza da praia de Itacoatiara é uma mistura do verde da Mata Atlântica e da rocha de marfim.

Foto: Praia Itacoatiara, Niterói (Reprodução)

Embora seja pequeno, não lhe faltam atrações. Junto ao mar, os turistas podem partir para as costas rochosas para subir, caminhar ou desfrutar das ondas para um dia de surf. Para chegar lá é necessário ter cuidado, pois o acesso é restrito e não é permitida a entrada de ônibus ou vans.

10 – Praia do Espelho, Trancoso

A Praia do Espelho é um dos cartões postais de Trancoso, distrito de Porto Seguro, e está em todas as listas das melhores praias do Brasil. As famosas piscinas naturais da praia, também conhecidas como Curuípe, são o desejo de diversos visitantes e turistas que conhecem o litoral sul da Bahia.

Juntamente com as belas falésias de cor-de-rosa, vermelho, bege e ocre, as bacias da Praia do Espelho tornam-se um paraíso para os amantes do mar. A vista é completa com os coqueiros intensos que bordejam a faixa arenosa e também com o rio que desemboca no mar, dando ao espelho uma aparência bucólica e ainda mais charmosa.

Foto: Praia do Espelho, Trancoso (Reprodução)

Deixe uma resposta