A Lenda de Nian
A Lenda de Nian

Amanhã é comemorado o Ano Novo Chinês. Esta data tão importante para a cultura oriental tem as suas raízes em uma lenda fascinante que diz muito sobre a natureza humana e como lidamos com situações adversas. Hoje, vamos dividir a Lenda de Nian com você, capitão.

De acordo com as lendas e tradições, o Ano Novo Chinês começava sempre que um monstro mitológico chamado Nian surgia para aterrorizar uma vila. Os moradores ficavam apavorados e não tinham como se defender da fera, que devorava aqueles que via em seu caminho, principalmente as crianças.

Para conter a ameaça, os moradores passaram a colocar comida nas portas de suas casas para apaziguar a fome de Nian sempre que vinha, no começo do ano. Eles acreditavam que, se Nian estivesse satisfeito de comer toda a comida posta para ele, não iria devorar os moradores da vila.

Só que as coisas não ficaram assim. Um dos moradores da vila decidiu se vingar da ameaça de Nian.

Em seguida, um deus visitou este corajoso morador e o aconselhou a colocar uma fita vermelha na porta de sua casa, além de acender fogos de artifício quando Nian chegasse.

Na chegada do Ano Novo, os moradores fizeram conforme foi instruído: decoraram as suas portas com fitas e pedaços de papel vermelhos e prepararam fogos de artifício para serem usados quando Nian chegasse. A fera nunca mais apareceu.

Nian tinha medo da cor vermelha.

Hoje, as comemorações do Ano Novo Chinês retém estas características: muita decoração vermelha e uso de fogos de artifício. Entre os diversos motivos visuais empregados na festa, também são vistas várias representações de Nian feitas de papel.

Quer saber mais sobre o Ano Novo Chinês? Então fique de olho no Diário de Bordo que, amanhã, o grande dia, teremos uma surpresa para os nossos capitães.

Este artigo foi retirado do arquivo do antigo site. Ele é de autoria dos Schurmann

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta