Titanic Naufrágio

Construído ao longo de três anos de trabalho árduo na Irlanda e respaldado por uma tecnologia revolucionária, o Titanic foi uma obra milionária. Com mais de 46 mil toneladas e 60 metros de altura, ele foi o maior transatlântico de sua era e parecia acima de qualquer suspeita em termos de segurança. Mas, ao colidir com um iceberg nas últimas horas do dia 14 de abril de 1912, o navio afundou e levou consigo a vida de mais de 1.500 pessoas nas geladas águas do Atlântico Norte.

A confiança e tranquilidade de seus construtores era patente, já que uma verdadeira usina funcionava no casco do navio. Dividida em dezesseis compartimentos e protegida por um inovador sistema de portas à prova d’água, o transatlântico podia flutuar com dois compartimentos inundados – mas seus projetistas acreditavam que a embarcação permaneceria navegando com até quatro deles comprometidos. Quis o destino que cinco deles fossem rasgados pelo iceberg em que o Titanic colidiu.

O ar presente nos dezesseis compartimentos do Titanic tornava o navio menos denso que a água. Isso, claro, até o momento em que a embarcação atingiu o iceberg: o rombo provocado pelo gelo perfurou o casco do navio e a água rapidamente ganhou cinco desses compartimentos, eliminando o ar dessas salas. As placas de sustentação não estavam projetadas para suportar esse peso da popa – e o Titanic rachou, naufragando completamente minutos depois.

Os destroços do navio só foram encontrados 73 anos depois, em 1985, a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá, e a quase 4 km abaixo do nível do mar. No final das contas, o Titanic foi o único transatlântico da História que afundou por causa de um iceberg.

Você sabia que…

…havia um treinamento de emergência marcado com os passageiros para a mesma data em que o navio afundou? Mas, por algum motivo, o capitão britânico Edward Smith resolveu cancelar. Se o treinamento agendado realmente tivesse acontecido, provavelmente mais pessoas teriam sido salvas.

…se o alerta sobre o iceberg chegasse pelo menos 30 segundos antes, teria sido possível evitar a colisão?

…a tripulação do Titanic manteve o navio na velocidade máxima mesmo depois de ter recebido informações sobre icebergs na área?

…havia apenas 20 barcos salva-vidas a bordo do navio? O Titanic era capaz de carregar até 64 e o plano inicial era para que ele carregasse 48 – mas o número foi reduzido para fazer com que o deck não parecesse desorganizado.

…a temperatura da água chegava a -2°C e a maioria das pessoas não conseguiu sobreviver por mais de 15 minutos devido à hipotermia?

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta