Caratê

Conhecemos o americano Ron Breines, que é professor e faixa preta, e que nos convidou para ir ao Dojo do Master Masaki Kemiyagi, um dos maiores mestres do Karate em Okinawa.

Não havia assistido a nenhuma demonstração dessa arte marcial e confesso que fiquei impressionada com a classe dos alunos de caratê, composta por 20 alunos homens, mulheres e jovens e ate mesmo crianças. Um dos momentos é a realização dos __________ – uma série de movimentos feitos em sincronia e que parecem uma dança.

Mestre Ikimiyagi supervisiona e acompanha cada aluno e o treinamento físico trabalha o corpo, coordenação e respiração. O corpo fica em sintonia com o espirito e a disciplina era evidente em cada movimento executado pelo aluno. O que ficou mais evidente foi o nível de disciplina de cada participante.

No final o mestre revelou o segredo do Karate Okinawa: “uma arte marcial com objetivo de paz”. Nas palavras dele: “a verdadeira força não esta na força física mas a maior forca esta na humildade e gentileza de uma pessoa”.

O caratê (karaté) Okinawan é uma arte marcial única que apresenta um caráter inconfundível. Uma arte marcial japonesa que surgiu em Okinawa e foi desenvolvida sob forte influência do kenpõ chinês, um sistema de combate corporal sem armas muito semelhante ao Kung Fu.

Este artigo foi retirado do antigo site. Sua autoria é dos Schurmann.

Deixe uma resposta