Quando a maioria das pessoas pensa nos Balcãs, a Croácia é provavelmente um dos primeiros países a vir à mente. O país reúne belas paisagens, águas azul-turquesa emolduradas por praias, deliciosas refeições de frutos do mar frescos e arquitetura requintada. É seguro dizer que a Croácia marca a vida de basicamente qualquer turista e viajante. Longa e estreita, a Croácia tem a 5ª linha costeira mais longa da Europa, atrás da Noruega, Grécia, Reino Unido e Itália. Tem mais de mil ilhas – a contagem oficial é de 1244 ilhas e ilhotas, para ser exato – embora apenas um número relativamente pequeno delas seja habitado. Com tanta costa, é impossível ver todas as pitorescas e adoráveis cidades e vilas croatas, dando ainda tempo para as suas belas ilhas, cidades deslumbrantes e inúmeros parques nacionais, além de locais de patrimônio mundial. Aqui estão os melhores lugares para visitar na Croácia!

Foto: Reprodução

Cavtat

Situada na costa sul da Croácia, esta pequena joia é uma alternativa mais pacata a Dubrovnik, a uma curta distância de barco. A linha costeira do Adriático é forrada de palmeiras e um caminho pedonal de paralelepípedos que passa por casas cobertas de terracota e por parques verdes e tranquilos. A cidade é minúscula e um lugar perfeito para fugir das multidões de turistas, especialmente se você for um fã da gastronomia. Se for vá até Bugenvila, um restaurante com vista para o Adriático, um pátio ensolarado e uma cozinha incrível (experimente o patê de fígado de frango e o bife com trufa). Mesmo ao longo da costa, a uma curta viagem de táxi de distância, encontrará uma das mais belas atrações da Croácia: os hotéis abandonados de Kupari. Originalmente um resort militar com cinco hotéis, este belo retiro costeiro foi atacado durante a recente guerra da Croácia e os hotéis foram destruídos. Agora, eles estão ao longo da costa cobertos de estilhaços e meio caído. Uma visão estranha, triste, mas bonita.

Foto: Reprodução

Zagreb

A capital da Croácia é muitas vezes negligenciada em favor de sua costa reconhecidamente atraente, mas Zagreb vale bem a pena! A cidade é compacta e caminhável com vários locais bonitos em Upper Townm, perfeito para explorar a pé. Aqui você vai encontrar muitos dos pontos turísticos importantes de Zagreb: o Portão de Pedra, a Torre Lotrscak, a Igreja St. Marc, e o peculiar, mas amado Museu das Relações Quebradas. Indo além da área mais turística de Zagreb, a parte central em torno da Praça Jelacic também merece uma visita. Confira os edifícios do século XIX suntuosamente construídos com influências Art Nouveau e Biedermaier. Além disso, você encontrará inúmeros cafés, mercados de fazendeiros adoráveis, praças que vale a pena sentar e ruas que valem a pena passear. Zagreb tem um pouco de charme se você lhe der tempo para se revelar!

Foto: Reprodução

Split

Split tem muitas atrações, principalmente para aqueles que amam a história, Split está situado dentro da casa de repouso de Diocleciano. Há muitas ruínas romanas espalhadas por toda parte, mesmo dentro do Banco local há uma coluna romana! Recomendamos uma visita ao museu do porão para que realmente se tenha dimensão do tamanho e a tecnologia usada para a imensa estrutura. Para belas paisagens nada bate o topo da Catedral de St Domnius. As escadas podem ser um desafio, mas a vista do topo é espetacular, tendo em conta o Riva e as ilhas à distância. A cidade tem uma gama diversificada de restaurantes, com muitos pratos locais como Crni Rizot (Black Risotto) e guisado de peixe Brujet. Para terminar o seu dia, sente-se no Riva, que é o lugar perfeito para apenas apreciar e ver o mundo como os moradores locais. Split também tem belas áreas naturais que você pode acessar facilmente. Marjan Park é popular entre os moradores locais e visitantes e, perto da entrada, você vai encontrar Vidilica, um ponto de café popular com vistas sobre a cidade velha e da costa.

Foto: Reprodução

Osijek

A quarta maior cidade da Croácia, Osijek é o principal centro da região da Eslavônia Oriental. A culinária local e a cena vinícola fazem dela um destino gastronômico perfeito, enquanto a cidade velha barroca atrai os fãs da arquitetura. Conhecida como a “tigela dos alimentos” da Croácia, é na Eslavônia que é cultivada a maior parte da produção do país. É o que se vê nos muitos restaurantes de Osijek (Kod Ruže é o mais emblemático) situados na zona da Cidade Velha e em torno desta, Tvrđa (Cidadela). Tvrđa é o lar da maior coleção de edifícios barrocos da Croácia. Aqui pode-se visitar o forte dos Habsburgos do século XVII, passear ao longo da Europska Avenija para admirar algumas das fachadas históricas mais impressionantes de Osijek e visitar o Muzej Slavonije para saber mais sobre a história da região. A partir de Tvrđa, é uma curta caminhada até à frente do rio Drava e a famosa ponte pedonal de Osijek, que se tornou um símbolo da cidade. A parte mais recente de Osijek fica a oeste, caracterizada pela iminente Igreja de São Pedro e São Paulo na Praça Ante Starcevic.

Os amantes da história moderna são atraídos para Osijek devido ao papel que a cidade desempenhou na Guerra da Independência da Croácia. Os interessados devem visitar o Monumento aos Veteranos da Guerra da Croácia, uma escultura moderna e o Fićo Stomping Tank, outra escultura do gênero. Erguido em um dos principais cruzamentos da cidade, o minúsculo Fiat vermelho montando um tanque do exército memoriza um morador de Osijek que protestou contra o Exército Popular Iugoslavo em 1991 estacionando seu veículo na frente de tanques que se aproximavam. Para além da cidade, as zonas úmidas de Kopački Rit, uma das principais reservas naturais da Croácia, é facilmente acessível a partir de Osijek, tal como as muitas adegas que pontilham a paisagem rural da Eslavônia.

Foto: Reprodução

Pula

Pula, na costa adriática da Croácia, é uma visita obrigatória para os amantes da história.
Uma pequena cidade estrategicamente localizada no extremo sul da península de Ístria, a história recente de Pula inclui períodos de Illyrian, Ostrogoth e domínio veneziano. Mas foram os romanos que conquistaram a Ístria em 177 a.C. e fizeram de Pula, a sua capital administrativa, onde deixaram uma grande marca. Hoje, Pula é famosa por sua arena romana. O Anfiteatro de Pula é um dos seis maiores estádios romanos preservados do mundo. Construído entre 27 a.C. e 68 d.C. sob a batuta do imperador Vespasiano, é tão antigo como o Coliseu Romano e pode ser visitado confortavelmente por até 20.000 espectadores em eventos de gladiadores. O anfiteatro de pedra quase perfeitamente preservado ainda hoje é usado para eventos de música e teatro no verão. Um pequeno museu de exposições históricas e exposições sobre a Ístria moderna está localizado dentro do estádio.

Além da arena, você também pode ver outras ruínas romanas em Pula, incluindo o Arco do Sergii (um dos portões antigos da cidade), o Templo de Augusto, e as ruínas de outro anfiteatro menor. Este último está localizado atrás da fortaleza Verudela, uma fortificação austro-húngara construída em 1886. Pula também é conhecida por sua cena culinária e possui uma bela coleção de restaurantes e cafés. Uma fácil viagem de 45 minutos de ônibus de Rovinj, Pula é ideal para uma viagem de um dia.

Foto: Reprodução

Brac

Brac é uma das ilhas mais populares da Croácia, principalmente por causa da famosa praia de Zlatni Rat. No entanto, a ilha tem muito a oferecer, e é fácil chegar de barco a partir de Split ou Makarska. A ilha também é famosa por seu delicioso vinho e comida, como carne de cordeiro, queijo de ovelha e azeite de oliva. Quando se trata de atrações turísticas em Brac, não se deve deixar de visitar Bol, Supetar, Skrip, Pucisca, Vidova Gora (cume mais alto), e Zmajeva Spilja (eremitério). Brac também tem um monte de belas praias, e se você alugar um carro é fácil de fazer alguns saltos entre as praias. Uma das melhores coisas para fazer nesta ilha é simplesmente dirigir por aí e encontrar suas próprias pedras preciosas escondidas. Windsurf, kitesurf, caminhadas, mountain bike, mergulho e snorkeling são todas as atividades populares na ilha. A razão pela qual Brac se tornou tão popular é porque existem alguns hotéis bem desenvolvidos, e ao mesmo tempo, os visitantes podem alugar apartamentos via Airbnb, ficar em uma pousada, ou mesmo encontrar uma casa de família com uma família local. Grande parte da natureza ainda está intocada, e todas as cidades têm seu antigo charme remanescente – mesmo que tenha havido um afluxo de turistas. As praias não estão superlotadas, exceto Zlatni Rat durante a época alta. Esta ilha é para todos, pois tem uma grande variedade de atividades, acomodações e atrações para oferecer aos seus visitantes.

Foto: Reprodução

Hvar

Hvar é uma das ilhas mais populares para visitar na Croácia e não é por menos! É mais popular pela sua vida noturna, quando a ilha pode tornar-se num local de diversão. A área em torno de Majerovića é popular entre as multidões mais jovens que tendem a juntar-se à barra costeira Hula Hula Hvar para o pôr-do-sol, mas a ilha é grande e dispersa o suficiente para que você possa encontrar a sua própria parte tranquila. Para além das festas, há muito para fazer em Hvar. Os geeks da história podem aprender sobre a história da ilha – a povoação mais antiga da Croácia, datada de 384 a.C., no Museu Stari Grad. Os apreciadores de vinho podem saborear os vinhos locais em Tri Pršuta, um dos melhores bares de vinho da ilha. Os turistas que viajam na época que a alfazema aflora, podem dirigir-se para os campos de Velo Grablje, onde se pode encontrar muita alfazema bonita (uma grande lembrança croata). E, claro, você não vai querer perder os principais pontos turísticos de Hvar, como a linda residência Tvrdalj ou o mosteiro de St.

Foto: Reprodução

Omis

Omis é uma pequena cidade a apenas 25 km de Split, localizada na foz do Rio Cetina, onde se encontra com o Mar Adriático. A cidade é muito bonita, com um pitoresco centro da Cidade Velha e montanhas íngremes ao seu redor. No centro da Cidade Velha tem um pequeno forte que você pode visitar e subir em seu telhado, a partir daqui você pode desfrutar de uma vista deslumbrante sobre Omis e da paisagem circundante. Há uma grande praia muito perto do centro da cidade, onde você pode relaxar e nadar nas águas claras da Costa Dalmácia. No entanto, enquanto a cidade em si é digna de uma visita, Omis é visitada especialmente por viajantes aventureiros que procuram explorar a vizinha Cetina Canyon. Neste cânion, é possível fazer rafting, caminhadas e tirolesa. A tirolesa no Cetina Canyon é um dos mais famosos do mundo, com seus 150 metros de altura e 750 metros de comprimento, tornando-o um dos mais longos e altas tirolesas do mundo. Se você está procurando uma relaxante praia de férias, uma cidade histórica antiga, ou uma fuga aventureira, Omiš pode oferecer tudo isso e muito mais.

Foto: Reprodução

Parque Nacional Paklenica

Se você é um ávido alpinista e caminhante, então este parque nacional a nordeste de Zadar, na Croácia, é uma visita obrigatória. O parque é composto por altos picos de calcário branco-giz, gargantas profundas e florestas de pinheiros e faias exuberantes. O ponto alto do Parque Nacional Paklenica é a escalada em rocha, que é uma das 3 melhores da região dos Balcãs, com mais de 400 rotas de escalada desportiva, com o seu concorrente mais próximo, o Montenegro, que não tem tantas rotas como estas. A vista deste parque durante o pôr-do-sol é deslumbrante e pode ocasionalmente entrar em contacto com alguns dos animais selvagens como os falcões e as águias. Tente salvar pelo menos 2 dias inteiros para escalada em rocha durante o verão e você pode passar pela bela praia com águas cristalinas perto do pôr-do-sol, a apenas 10 minutos de carro, para desfrutar de um mergulho no mar para se refrescar. Se a escalada não é para você, você também pode fazer caminhadas ou visitar cavernas. Há mais de 175 km de trilhas de caminhada. Se você quiser alguma experiência de caverna, a mais recomendada seria a Manita Pec Cave. No entanto, a caverna só está aberta durante julho/agosto e setembro de cada ano.

Foto: Reprodução

Rovinj

Rovinj é uma pequena cidade encantadora localizada na maior península croata, Istria. Com suas belas praias e um mar azul transparente, é um ótimo destino de verão. No entanto, também está repleto de cultura e história e você vai encontrar alguns restaurantes incríveis lá. A sua cidade velha medieval em forma redonda estava localizada numa pequena ilha que mais tarde foi ligada ao continente, tornando-se hoje numa península. Caminhar pelas suas ruas de paralelepípedos e passar junto aos edifícios de pedra é quase como se tivesse pisando no passado. No topo da colina em que a cidade velha está localizada, a igreja de Santa Eufêmia é colocada. Há uma estátua desse santo no topo da sua torre, mostrando a direcção em que o vento sopra. A bela Grisia Street vai desde a igreja até o portão da cidade velha, que é onde você vai encontrar inúmeras pequenas galerias e ateliês de artistas.

Rovinj é uma cidade pequena, mas você pode visitar alguns grandes museus e galerias lá. Batana House, Civic Museum Rovinj, e Adris Gallery estão entre os melhores. Depois de explorar a cidade, experimente alguns frutos do mar locais, massas ou trufas em um de seus restaurantes, enquanto desfruta de uma bela vista para o mar. Veli Jože e La Puntalina estão listados como os melhores da cidade há anos.

Foto: Reprodução

Korcula

A apenas vinte quilômetros da colorida costa croata está a ilha de Korcula, um lugar de sonho com casas brancas com telhados vermelhos, ruas de mármore branco, extensas vinhas, oliveiras, laranjeiras e figueiras, florestas de coníferas, linha costeira de cavernas e praias banhadas por águas transparentes, e monumentos históricos. Para conhecer o melhor de Korcula, é melhor passar um ou dois dias em uma curta viagem de Dubrovnik. Uma vez lá, você pode visitar a suposta casa de Marco Polo, a catedral gótico-renascentista de San Marcos, as muralhas e o palácio da abadia, onde o tesouro da cidade é preservado. Além da capital, há muitas aldeias e cidades – no interior e à beira-mar – que vale a pena visitar, como Lumbarda, Blato e Vela Luka. Korcula só pode ser alcançada por barco a partir da Croácia continental. De Junho a Setembro, há um catamarã de Split a Vela Luka, parando em Hvar. Se esta ilha croata já está em seus planos de viagem, dê uma olhada nas coisas para fazer em Korcula que você não deve perder para maximizar o seu tempo, saber onde comer e dormir e não perder nenhum destaque. Seja bem-vindo!

Foto: Reprodução

Zadar

A cidade de Zadar é perfeita para uma escapadela de fim de semana na Croácia. Zadar é uma incrível meca histórica e cultural com uma mistura de paisagens mais modernas. A Cidade Velha está cheia de ruínas romanas, edifícios históricos e até mesmo uma rua que existe desde os tempos antigos. Explore a bela Cidade Velha de Zadar com suas muralhas e portões que ainda hoje envolvem a cidade. Caminhe por Kalelarga, uma das ruas mais antigas do mundo. Loja ao longo desta rua para lembranças legais, incluindo artigos de couro incrivelmente bem feitos, belos ímãs de pedra de rocha local, e garrafas de vinho croata em tamanho de avião.

Confira as ruínas do fórum romano, localizado apenas fora da rua principal, é verdadeiramente um passeio único através da história. Localizado na mesma praça está a Igreja de St. Donatus, uma catedral construída em estilo românico que é agora um local de eventos. Para uma experiência mais moderna, explore definitivamente o calçadão de Riva, lá você encontrará as instalações de arte Greetings to the Sun e Sea Organ. Não se esqueça de ver o pôr-do-sol do passeio! Como você pode ver, Zadar tem muitas coisas para fazer e se isso não for suficiente, você pode sempre fazer um salto para ver os Lagos Plitvice ou os Parques Nacionais das Cachoeiras Krka.

Foto: Reprodução

Praia de Stiniva

Em 2016, a praia de Stiniva foi eleita “a melhor praia da Europa”, e agora que já visitei para mim – compreendo perfeitamente porquê. Esta enseada isolada é honestamente onde os seus sonhos do Mar Adriático são feitos, e você pode facilmente passar o dia inteiro relaxando na sua pequena e pitoresca costa. Embora exija uma caminhada bastante intensa de 25 minutos para ser alcançada, vale a pena! Além disso, você tem uma vista incrível o tempo todo! Há um pequeno restaurante/loja lá em baixo a vender refeições básicas e (mais importante) cervejas locais frescas e frias, e é simplesmente um dos melhores locais do país! No entanto, nos últimos anos, desde o seu pico de popularidade e aumento da “Instagramabilidade”, pode ser um pouco difícil encontrar a paz e a tranquilidade que tornam o Stiniva tão incrível. Se você está visitando durante a temporada alta no verão, esteja preparado para muitas outras pessoas em busca das mesmas coisas que você. Eu recomendaria planejar uma viagem durante a temporada de acostamento mais lenta, e aproveitar as águas cristalinas, snorkeling maravilhoso e beleza relaxante encontrados aqui na Praia da Stiniva.

Foto: Reprodução

Parque Nacional Krka

O Parque Nacional Krka é o destino perfeito para viajantes que procuram explorar a bela natureza da Croácia. O parque é mais famoso pelas deslumbrantes quedas de buk Skradinski. Esta coleção de 17 cachoeiras se espalha por um comprimento de 800 metros e não deve ser perdida. Durante os meses mais quentes de verão, você pode até nadar na base da cachoeira final, que é uma experiência verdadeiramente mágica – especialmente se você chegar antes das multidões! Nos últimos anos, a cachoeira tornou-se tão popular que o parque teve que introduzir um limite no número de pessoas que podem visitá-lo a qualquer momento.

Embora a maioria das pessoas só visite Krka para sua cachoeira mais famosa, há uma série de outros locais que vale a pena visitar no parque. A bofetada de Manojlovacki é a cascata mais alta do parque, com uma queda total de cerca de 60 metros. Apesar da localização pitoresca, poucos turistas se aventuram por esta área do parque.
Outro ponto bonito é a ilha de Visovac. A pequena ilha é cercada por uma natureza deslumbrante e é o lar de um mosteiro estabelecido pela primeira vez em 1445. Embora seja possível visitar a ilha, é melhor apreciá-la a partir de um miradouro próximo para que possa ter uma vista panorâmica dos belos arredores. Com uma natureza verdadeiramente maravilhosa, o Parque Nacional Krka não deve ser esquecido no seu itinerário da Croácia!

Foto: Reprodução

Sibenik

Šibenik é uma das poucas cidades costeiras croatas perfeitas. Na verdade, é única no sentido em que é a primeira cidade criada por croatas e não por romanos ou gregos. A catedral de São Tiago é o ponto de referência número um de Šibenik e pode ser avistada praticamente de qualquer ponto da cidade. A catedral é de tirar o fôlego e, depois de aprender mais sobre ela, vai apaixonar-se por ela. Afinal de contas, foi uma maravilha da engenharia do seu tempo. A Republike Hrvatske Square, onde está localizada a Catedral, tem alguns restaurantes e pode ter uma experiência absolutamente mágica a jantar na catedral ao pôr-do-sol. Šibenik tem um número de pequenas igrejas, um jardim perfeito pequeno mosteiro escondido no centro da cidade e quatro fortalezas. Alguns deles podem ser facilmente alcançados a pé, enquanto um deles é colocado no mar, para servir como o primeiro ponto de proteção da cidade. E depois há a beira-mar, claro. O que você pode gostar ainda mais sobre Šibenik, no entanto, é a vasta gama de atividades que você pode fazer na região mais ampla. Há ilhas à espera de serem exploradas, trilhos de bicicleta ansiosos para serem montados, povoações antigas para serem descobertas…e a joia absoluta: Parque Nacional Kornati, um conjunto de 150 ilhas dispersas no Mar Adriático.

Foto: Reprodução

Parque Nacional de Plitvice

Plitvice Lakes National Park é um dos maiores destaques da Croácia e é popular por uma razão. A área cársica no centro do país atrai mais de 1 milhão de visitantes a cada ano que todos querem desfrutar da vista de cachoeiras deslumbrantes e caminhar ao redor dos inúmeros lagos. Não é o lugar mais barato para visitar, no verão a taxa de entrada custa até 250 kunas ($38), mas vale a pena. Uma vez que você chegar ao parque você pode escolher entre inúmeros caminhos, sejam eles curtos ou aqueles que levam até 8 horas de turismo. Explorar o parque não é muito desafiador e você não tem que ser super apto para chegar à maioria dos lugares. Não importa em qual caminho você decidiu caminhar, você está em um deleite – Plitvice Lakes National Park faz jus ao seu hype e as vistas são de tirar o fôlego. Há também passeios de barco e trem incluídos no seu bilhete. Você pode visitar Plitvice Lakes durante todo o ano e é bonito em cada temporada. Enquanto você pode ficar na área e passar mais tempo visitando o parque nacional, você também pode ir em uma viagem de um dia para os Lagos Plitvice de Zagreb ou as cidades à beira-mar.

Foto: Reprodução

Dubrovnik

Muitas vezes conhecida como a Jóia do Adriático, Dubrovnik é facilmente um dos destinos turísticos mais populares na Croácia – e com boa razão. Esta cidade pequena, murada é conhecida por seus telhados de terracota bonita, vistas deslumbrantes do Mar Adriático, inúmeras opções de viagem de um dia (quer visitar a praia, um parque nacional, Montenegro, ou Bósnia e Herzegovina? Você pode fazê-lo a partir de Dubrovnik), e seu papel na filmagem de Game of Thrones. Enquanto lá estiver, não se esqueça de fazer um passeio de teleférico pelo Monte Srd para desfrutar de vistas incríveis da cidade, para visitar a vizinha Ilha de Lokrum, para bater na água (uma viagem de caiaque é sempre uma excelente forma de admirar as vistas da cidade, mas a simples disposição na praia faz também uma tarde fabulosa), para passear ao longo das belas paredes da cidade, para visitar a Fortaleza de Lovrijenac e para tomar uma bebida a Buza Cliff Bar. Embora Dubrovnik possa ficar bastante congestionada no Verão devido à combinação do seu pequeno tamanho e popularidade, é uma paragem imperdível em qualquer itinerario croata – não se esqueça de se levantar muito cedo se quiser desfrutar da cidade sem multidões!

Foto: Reprodução

Trogir

Trogir é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa e foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade fica em uma pequena ilha e é cercada por muralhas defensivas do século 15. Para qualquer pessoa interessada em história e arquitetura, os becos estreitos de Trogir cheios de edifícios medievais, torres e portões é uma visita obrigatória. Dos muitos e belos edifícios em Trogir, o mais impressionante é a Catedral de St. Construída entre os séculos 13 e 15, a Catedral mostra uma mistura de arte medieval e renascentista e estilos arquitetônicos. No exterior, o portal românico do Mestre Radovan 1240 AD mostra um leão (o símbolo de Veneza, que governou Trogir na época) e um Adão e Eva nus. Este é o primeiro exemplo de escultura nua na Dalmácia. No interior estão obras de escultura de períodos posteriores, incluindo túmulos elaborados e um baptistério cheio de querubins. Certifique-se de caminhar ao longo do topo das paredes da Fortaleza Kamerlengo para vistas deslumbrantes para o Mar Mediterrâneo. Trogir é uma viagem de um dia fácil a partir de Split, mas você pode achar que você quer ficar por aqui um pouco mais tempo. Se você ficar para jantar, considere jantar no Konoba TRS. O restaurante tem um belo jardim ao ar livre sombreado, e eles também podem acomodar visitantes veganos e vegetarianos para a Croácia.

Foto: Reprodução

Vis

Quando sair do continente, você vai querer fazer uma linha direta para a bela ilha de Vis. Não é de se admirar que o filme “Mama Mia 2” tenha sido filmado nesta ilha, pelas suas vistas absolutamente deslumbrantes, autenticidade e o melhor de tudo, e pela sua localização numa ilha onde o turismo ainda não arruinou nem tomou conta da ilha. É uma viagem de ferry de três horas de Split e se você está trazendo seu carro, certifique-se de deixá-lo na fila de espera durante a noite ou o mais cedo possível para ter certeza de que você pode entrar na balsa que você quer levar. Quando você chegar em Vis, pegue o ônibus ou dirija até Komiza (15 minutos de carro). As vistas que conduzem até a cidade são hipnotizantes e Komiza em si é a verdadeira joia. O porto chilled-out é absolutamente lindo, repleto de restaurantes e barcos. Mas não está superlotado de turistas e é perfeito para umas férias tranquilas. (Não espere festas de dança ou discotecas aqui como você veio para a ilha errada.)

Coma no Fabrika, um restaurante saudável perfeito para o pequeno-almoço, almoço ou jantar, ou no restaurante mais chique de Vis, o Konoba Bako, para os melhores frutos do mar. Nade na praia número 1 da Europa, a bela Stivina. De facto, há tantas praias isoladas para desfrutar em torno de Vis se tiver um carro. Se estiver a pé, as praias Lucica e Nova Posta de Komiza (não deixe de aproveitar as espreguiçadeiras do Beach Club Lunatic) são fantásticas e a uma curta distância a pé. Também há muito para fazer na ilha, como uma excursão militar para visitar as cavernas subterrâneas e os túneis usados pelos combatentes partidários de Josip Tito, ou visitar a hipnotizante Blue Cave na ilha de Bisevo. Durante o verão, Komiza também tem um cinema ao ar livre e se você tiver sorte, eles podem tocar Mama Mia 2, mostrando todas as belas partes de Vis em que você vai ficar.

Foto: Reprodução

Umag

Umag é uma bela cidade costeira que fica ao norte da península de Istria. Exceto por uma semana em agosto, Umag não é um destino típico para turistas internacionais – nessa semana, o torneio internacional de tênis Coratia Open está acontecendo e a cidade está cheia de pessoas, fãs de esportes, música e outros eventos que certamente vale a pena visitar. Se você visitar Umag fora deste acontecimento, ainda há muitas coisas que você pode fazer e ver. Além do tempo de praia e atividades típicas à beira-mar, como passeios de barco, vela e passeios à beira-mar à noite, Umag também tem algumas especialidades que você não pode encontrar em outro lugar. Umag em si tem um belo centro histórico com muralhas fortificadas da cidade que remontam ao século 10. Além disso, apenas meia hora de distância são pitorescas cidades pequenas Višnjan e Grožnjan, com arquitetura surpreendente e galerias de arte. Se você viajar com crianças, então um dos seus must-dos é o novo Istralandia Aquapark cheio de atividades aquáticas divertidas. E se você ainda não tem bastante, Umag é apenas um salto de Piran, Koper e Izola (30 km) e apenas mais um salto de outra cidade costeira – o porto italiano de Trieste (45 km). Desta forma, você pode visitar três países em apenas um dia!

Foto: Reprodução

Kastel Kambelovac

Localizado a apenas 20 minutos de Split, Kastel Kambelovac é um lugar tranquilo com belas praias, vida croata autêntica e restaurantes maravilhosos. Se você quiser experimentar a “real” Croácia, então Kastel Kambelovac é o lugar perfeito. É uma pequena vila de pescadores que oferece belas acomodações no mar e uma variedade de restaurantes maravilhosos ao longo da frente. Você pode caminhar por horas e descobrir castelos, ruínas e lugares bonitos para apreciar o pôr-do-sol e um copo de vinho local. A grande coisa sobre esta área é a bela praias escondidas e enseadas que você pode descobrir. Esta área é perfeita para aqueles que têm seu próprio carro como ele lhe dá a oportunidade de explorar tudo ao redor. Loja nos mercados locais, subir as montanhas circundantes para vistas fantásticas e desfrutar de café delicioso nas cafeterias locais. Você vai se sentir em casa em Kastel Kambelovac, e você vai começar a experimentar o maravilhoso charme do povo croata. Se você sente vontade de explorar uma cidade ou mesmo visitar alguns clubes ou um cinema, então é um passeio fácil para Split e Game of Thrones Fãs podem visitar Dubrovnik em uma viagem de um dia! Este é o local perfeito para casais que procuram uma pausa romântica e tranquila, ou também é um ótimo lugar para famílias. Mas, é definitivamente recomendado para alugar um carro para ganhar o máximo da área bonita.

Foto: Reprodução

Ilhas Elaphiti

As Ilhas Elaphiti na Croácia consistem em várias ilhas, mas apenas três delas são habitadas. Visitá-las faz uma grande viagem de um dia a partir de Dubrovnik. Você pode alugar um barco privado com um capitão e explorar a ilha em seu próprio ritmo, no entanto, esta é uma viagem bastante caro. Você também pode reservar uma viagem de barco organizado. Se você preferir visitar as ilhas de forma independente, você também pode tomar uma balsa, que é a opção mais barata. A ilha de Lopud tem uma linda praia rasa e arenosa, que é ideal para famílias. A ilha é livre de carros, tornando-o um lugar muito tranquilo. Você pode se locomover de bicicleta ou carros de golfe, mas tudo é acessível apenas caminhando também. Sipan é a maior ilha com serviço de ônibus e carros. A praia é perfeita para snorkeling, pois há muitos peixes diferentes que você pode ver. Outra ótima maneira de explorar a área é andar de caiaque pelas Ilhas Elaphiti. Isso permitirá que você veja as ilhas a partir de um ângulo completamente diferente. Você terá a chance de ir pular de penhasco e explorar baías e cavernas escondidas.

Foto: Reprodução

Ilhas Brijuni

Se sua viagem à Croácia inclui uma parada na maravilhosa região da Ístria, então o Parque Nacional das Ilhas Brijuni é um lugar que você não pode perder. Localizado ao largo da costa sudoeste da Ístria, não muito longe da cidade de Pula, as Ilhas Brijuni já foram onde o antigo líder da Iugoslávia, Josip Broz Tito, teve sua casa de verão. Hoje, a ilha funciona como uma reserva natural e um parque de vida selvagem, o último dos quais é resultado do zoológico privado de Tito. Embora possa parecer que pode chegar às ilhas a partir de praticamente qualquer cidade costeira da península, a única balsa oficial para as ilhas parte da cidade de Fažana, situada cerca de 10 quilômetros a norte de Pula. Esta é a única balsa que o levará até à ilha, em vez de o fazer apenas à sua volta. Enquanto os bilhetes podem ser ligeiramente caros, eles também incluem uma excursão no “comboio turístico” que o levará à volta da ilha. Se você está interessado em explorar a ilha por conta própria em vez de no trem turístico, então alugar uma bicicleta e pedalar ao redor é uma excelente opção. Há inúmeras trilhas de ciclismo e a maioria da ilha é bastante plana, tornando esta uma opção atraente para todos os níveis de habilidade e fitness. Ver a ilha de forma independente também lhe dá a oportunidade de encontrar algumas praias escondidas ou ser capaz de caçar as pegadas de dinossauros que estão em torno da ilha.

Foto: Reprodução
Rate this post

Deixe uma resposta